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quarta-feira, 27 de maio de 2015

AF-447

27/05/15 – Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva

Na madrugada de 1 para 2 de julho de 2009, um Airbus A320 desaparece no meio do Oceano Atlântico com 258 passageiros.
Na noite de 1de julho de 2009, o voo 447 da Air France decola do Rio de Janeiro com destino a Paris, aproximadamente às 0h01min, os pilotos fazem o último contato com o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro.
O avião é de ultima geração e altamente tecnológico, com sensores por toda aeronave, os quais monitoram desde o nível de combustível até a velocidade com que o avião corta o ar. Por toda essa automação, o A330 manda relatórios de funcionamento para o setor de manutenção da Air France e relatórios de posicionamento e outros para o fabricante.
Após transferir seu tráfego para o controle do Atlântico, o voo entra numa área na qual o rádio falha e, aproximadamente, às 1h58min, a aeronave some.
Durante um período, a área de manutenção da companhia e o controle de Senegal tentam contato com o avião, sem sucesso.
No dia seguinte, aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) e aviões da Armee del Air (Exército do Ar da França, ou Força Aérea Francesa) e navios da Marinha dos mesmos países iniciam uma busca pelo avião. Após cinco dias, os primeiros destroços (algumas poltronas flutuando na superfície do oceano) e começam as investigações por parte da BAE, que é o órgão de investigação de desastres aéreos francês. No meio de 2011, um submarino de busca encontra os gravadores de dados e voz da cabine e se descobre que houve erro humano.
Durante o voo, a aeronave entra numa tempestade e suas sondas Pitot congelam. Dois homens "inexperientes" guiam o avião e, com a leitura errada pelo computador, desativam o piloto automático e os pilotos sobem 2000 pés, fazendo o avião gerar um "atol" e a aeronave cair de barriga no meio do oceano, matando todos os seus 258 passageiros.

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