Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Excursão a Ouro Preto

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Excursão a Ouro Preto

Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

No dia 4 de setembro de 2009, houve uma excursão a Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais.

A excursão foi organizada por nossa colega Joseane do 3A. Foram alguns alunos do Projeto de Orientação Profissional (POP) e outros através de vagas que foram abertas.

Primeiro demos uma parada na Estação Ferroviária, com seu pequeno  museu e vimos maquetes muito bem montadas de uma ferrovia, objetos antigos, tudo muito bonito. Depois, fomos à UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), que  é bem grande e oferece vários cursos, alguns em Mariana, uma cidade próxima a Ouro Preto.

Mais adiante, realizamos o objetivo principal da viagem: conhecer um pouco de Ouro Preto. Todos nós ficamos encantados com a beleza do Museu da  Inconfidência, que possui vários objetos, túmulos de pessoas influentes como Tomás Antônio Gonzaga. Inclusive visitamos a sua casa.

Visitamos a Casa dos Contos, que é enorme e possui objetos antigos, esboços de como eram produzidas as barras de ouro e uma prisão embaixo da escada, para a curiosidade de todos. Demos um passeio  pelas principais ruas de Ouro Preto, vimos suas belíssimas igrejas de São Francisco e do Rosário, tiramos fotos, ou seja, nos divertimos muito, principalmente na volta.

“É legal conhecermos algo diferente”, afirma a aluna Joseane do 3A. “Agora aguardamos ansiosos a próxima excursão”, diz Vinícius também do 3A.

Enfim, esta excursão foi enriquecedora, tanto do ponto de vista cultural e de conhecimento histórico. Para quem não conhece, vai aí a dica: vale a  pena ir a Ouro Preto, visitar a fundo, ver de perto uma das cidades mais lindas de Minas Gerais.