Por Samara Chêirla dos Santos – 2A
A Revolução Francesa foi um dos grandes marcos da História Mundial.
Foi uma luta promovida por várias classes sociais, tais como pobres, servos, pequenos comerciantes e outros. Todos tinham o objetivo de acabar com os privilégios da nobreza e do clero, conseguir mais igualdade social, justiça, ou seja, mais liberdade, condições de uma vida melhor.
O perfil da França ao final de século XVIII mostrava ainda uma sociedade dividida em três setores: clero, nobreza e terceiro estado. A economia era agrária, a produção de alimentos muitas vezes não atendia bem a toda população, então a maioria que era o proletariado passava muitas dificuldades.
A população se uniu, derrubou o rei, e elaborou um novo sistema com a divisão de poderes em legislativo, executivo e judiciário, criou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e tudo nos parece familiar, pois essas leis estão presentes em diversos países, inclusive no Brasil.
Portanto, essa foi uma revolta com participação ativa do povo e mostra que todos devem lutar pelos seus direitos.
Parabéns à colunista pela qualidade do texto e por realçar a importância da revolução francesa no Brasil. Venho acompanhando a coluna e posso dizer que ela está excelente e os textos de ótima qualidade. Mais uma vez parabéns à colunista.
ResponderExcluir