Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O TRIBUNA ESTUDANTIL COMPLETA 11 ANOS “É MUITO MAIS QUE UM JORNAL, É CULTURA.”

segunda-feira, 18 de março de 2019

O TRIBUNA ESTUDANTIL COMPLETA 11 ANOS “É MUITO MAIS QUE UM JORNAL, É CULTURA.”


O Tribuna Estudantil completa 11 anos
“É muito mais que um jornal, é cultura.”
 

                                               Por Juliane Camilly Lasnou Costa
                                                                    Colaboração: Júlia Luciana Barra

Há 11 anos, o Jornal Tribuna Estudantil da “Escola Estadual Henrique Diniz”, de Barbacena, no estado de Minas Gerais, foi elaborado pela professora de português da mesma, Paula Campos. Assim criado, com o intuito de incentivar os alunos e a comunidade escolar a demonstrarem seus talentos através da arte de expressão, que engloba desenhos, redações e até mesmo colunas.
Ao longo de todos esses anos, os alunos demonstram suas opiniões, seus conceitos e principalmente sua essência. Em cada obra, um detalhe que remete a seu autor. O Jornal do HD, como é popularmente chamado, é uma linha que transmite aquilo que todo estudante gostaria de ter: um porta-voz dentro da escola. Em entrevista, a professora de matemática Janaína Ribeiro fez questão de dizer “eu o acho muito informativo, muitas vezes é a melhor forma do aluno se expressar; o aluno tem a total liberdade de fazer o que gosta.”. E quando questionada sobre o que mudaria ou acrescentaria na página, relatou “eu não mudaria coisa alguma, o apoiaria na divulgação.
Questionamos também a ex-aluna Rafaela Damasceno, que expressou suas ideias e experiências: “o jornal me abriu espaço para dar valor ao que eu considero especial; ele me deu oportunidades e me mostrou coisas que a mim são importantes, por me fazer despertar a minha criatividade, em ciência de que ela não é banal.”. E ainda continuou dizendo “assim como o nome propriamente diz, o Tribuna, para mim, é onde eu posso me abrir e ser escutada. Seja através de textos, desenhos[...]”. Rafaela fez questão de deixar sua homenagem “por fazer questão da arte, do implícito, do significado e da voz dos alunos, parabéns, TE!”.
A atual aluna Júlia Barra também deixou seus agradecimentos: “pelo tempo em que estudo no Henrique Diniz, tenho muito a agradecer ao Tribuna Estudantil, por sempre dar liberdade de expressão aos alunos; com tantos talentos ocultos pela escola, não podia haver projeto melhor para expressá-los. Agradeço também pela oportunidade de sempre participar dos projetos estabelecidos pelo jornal. Enfim, 11 anos de Tribuna... Que o jornal nunca deixe de ter essa importância no ambiente escolar, e sempre esteja repleto de talentos incríveis!”.
Em meio a tantos alunos, aqui eu estava, cresci dentro do colégio e acompanhei os primeiros passos do projeto. Cada texto e cada desenho que publico há seis anos têm uma história para lá de especial e este é um deles. A partir da primeira publicação, tudo se torna prazeroso, o mural torna-se refúgio para todos os meus sentimentos. Enquanto o mundo permanece alienado em uma bolha digital, ele se torna um instrumento de discernimento e é muito mais que um jornal, é cultura. Parabéns, Tribuna Estudantil; continue a ser o que é para mim, para gerações que possam desfrutar daquilo que atualmente desfruto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário