Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Biografia

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Biografia


Rafaela Damasceno, 1.5

Biografia

A
 casa do meu avô foi o bem material que escolhi para desenvolver o trabalho. Embora ele já esteja falecido, tanto sua presença quanto sua casa foram e são coisas marcantes para minha família.
Bem, a procedência dos meus familiares é algo meio complicado; há alguns mais velhos que dizem que um dos meus bisavôs foi adotado, entretanto, nunca comprovamos. Enfim, meu avô veio de uma “roça” próxima a Barbacena, chamada Peixoto. Ele e minha avó se casaram e tiveram o primeiro filho por lá. Depois de um tempo, vieram para Barbacena, onde tiveram os outros filhos, incluindo o meu pai. Toda vez que tocamos nesse assunto com minha avó, ela relata que foi uma fase dura, muitos filhos, dificuldade financeira, pressão de alguns familiares e outros problemas típicos dessa época.
Diante de tudo isso, meu avo começou a consertar automóveis, e alguns dos meus parentes dizem que ele era muito inteligente, conseguia rapidamente aprender novas técnicas e o funcionamento de peças diferentes. Assim ele foi, aos poucos, melhorando a casa pequena que tinha construído com a ajuda da minha avó. Na casa há, até hoje, o quarto em que ele guardava suas ferramentas.
Minha avó o traiu, saiu de casa e, a partir daí, ele criou os cinco filhos, com sua oficina improvisada e até hoje é conhecido no bairro por causa disso. Chegou a se casar de novo e teve mais uma filha. Mas, dentre todos os filhos, o único que continuou no ramo mecânico foi o meu pai.
Desde que ele faleceu, este ano foi primeira vez que a casa ficou vazia, pois alguns dos meus tios moravam lá até então. É por conta desta história que essa casa representa muito para mim; representa o quanto meu avo batalhou para cuidar dos filhos, representa a profissão que o meu pai herdou e me mantém através dela, representa o lar. E me lembra que, mesmo que meus planos deem errado, e nada vá como eu tenho planejado, eu tenho um lar, pois alguém antes de mim batalhou para que não me faltasse lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário