Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: julho 2016

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Esperança para o mundo


Esperança é uma palavra que povoa o vocábulo de muitas pessoas, porém, poucas delas têm ciência do seu verdadeiro significado. Esperança nada mais é que o anseio pelo bem, confiança nas realizações futuras... O intuito deste texto não é falarmos desse sentimento, mas sim, refletirmos sobre a realidade que estamos vivendo. É possível ter esperança atualmente?
Bom, não é tão fácil assim, “o pavio já tá no fim, a bomba tá pra estourar”.  Vivemos atualmente num mundo que está em colapso, num país em crise, seja ela social, econômica ou política.  A sociedade está cada vez mais violenta, mesquinha e arrogante, o orgulho e a prepotência reinam absolutos, as pessoas não se importam mais com as outras, os valores estão invertidos, o respeito já não faz parte das relações, as pessoas são como robôs, programadas pra fazer a mesma rotina, as mesmas coisas sempre. Gostaria de fazer um desafio: Que tal você ser a esperança da nação? É isso mesmo: “a esperança para futuro”! O mundo precisa de pessoas revolucionárias, que tenham uma mente aberta e bons ideais para que tudo possa fluir bem.
Seja como um vagalume, que detém uma pequenina luz, mas que se destaca em meio à escuridão. Comece a “plantar” a esperança em sua casa, na escola, no trabalho, enfim, onde quer que esteja! 

PS: A frase entre aspas e em itálico é uma pequena referência à música "Vai explodir - Pregador Luo".   

5 doenças exóticas que você não conhecia


1­ Priapismo: é a doença da ereção interminável (nem tanto). Na verdade, ela dura mais de quatro horas. A doença se associa a Priapo, o Deus da fertilidade na mitologia grega, que tinha seu órgão genital um tanto avantajado e sempre ereto. A doença também causa dor e o órgão não volta ao normal durante longas horas.
2­ Prosopagnosia: é a doença da incapacidade de reconhecimento visual. Ela faz o indivíduo não se lembrar do rosto de ninguém, mas ninguém mesmo! Nem o próprio rosto! Ela atinge uma a cada 50 pessoas.
3­ Epidemodisplacia Verruciforme: É a doença do homem árvore. A doença está associada ao vírus do papiloma, que causa verrugas com consistência dura, que chegam a parecer com uma casca de árvore. Mesmo se forem cortadas, as verrugas nascem novamente.
4­ Síndrome de Huthson Guilford: causa o envelhecimento incrivelmente rápido do indivíduo. Uma a cada quatro mil pessoas tem essa doença. Ainda não existe uma causa definida e muito menos uma cura. Portadores não passam dos 13 anos de idade.
5­ Hipertimisia: Não se deve considerar como uma doença e sim como um super poder! A pessoa que tem essa doença é capaz de se lembra de TUDO que já aconteceu com ela em qualquer parte de sua vida e com todos os detalhes possíveis e sem fazer esforço! No mundo, foram diagnosticadas apenas seis pessoas.

Caso queira ver as imagens das doenças, assista o vídeo do Canal Fatos Desconhecidos, no YouTube, que contém o mesmo título da coluna.

https://youtu.be/YmviA­1iFBs

Valores olímpicos

POR JÚLIO CÉSAR SOARES DA COSTA FILHO, 2.6

Os valores olímpicos são a amizade, a excelência e o respeito.
s esportes individuais são aqueles que a pessoa pratica sozinha. Exemplos: ginástica, surfe e atletismo. Os esportes coletivos são aqueles praticados em grupo, como o futebol e o vôlei.
Cinco exemplos de esportes individuais: golfe, esgrima, natação, boxe e ginástica de trampolim.
Cinco exemplos de esportes coletivos: basquetebol, vôlei, futebol, vela (que também pode ser individual) e handebol.
O esporte individual é o melhor, pois o esportista não depende de mais ninguém para conseguir seu prêmio, não tem em quem o atleta jogar a culpa. 
Como escrito no primeiro parágrafo, os valores olímpicos são a amizade, a excelência e o respeito, que é o mais importante, porque devemos utilizá-lo constantemente para uma boa vivência em sociedade. 

Saltos ornamentais, boxe e levantamento de peso

POR EDILÉCIO MATEUS MENDES COELHO, 2.6

Saltos ornamentais, boxe e levantamento de peso foram os três esportes que escolhemos* e que, se pudéssemos, praticaríamos. 
Saltos ornamentais é um esporte muito difícil, que requer muita concentração, ousadia, coragem e treinamento suficientes para que se alcance o limite da perfeição suportada pelo ser humano.
O boxe necessita, além de ousadia, de flexibilidade, rapidez e coragem para conseguir fazer com que o oponente seja derrotado.

A principal necessidade do levantamento de peso é a força, além de treinos e precisão dos movimentos.
Nós escolhemos esses três esportes porque precisamos das características deles para nos dar bem na vida. Precisamos de ousadia, coragem, precisão, treino, flexibilidade, rapidez e força para sermos considerados bons cidadãos.

*Trabalho realizado em grupo

A importância do trabalho coletivo

POR MARIA EDUARDA SILVA CASTRO, 2.6

O trabalho coletivo tem se tornado muito importante no nosso dia-a-dia e nos esportes. A sua principal importância é no convívio com pessoas diferentes com as quais lidamos diariamente e também na influência em nossa formação social, o que nos obriga aprendermos a respeitar opiniões diferentes, manias e comportamentos.
O melhor sobre trabalho coletivo, tanto nos esportes como no dia a dia, é a importância de ajudarmos uns aos outros nas dificuldades até conseguirmos conquistar nosso objetivo. Podemos juntos superar obstáculos impostos e aprender algo a mais, tanto para a vida ou para o que estamos praticando com o outro, e há o apoio de ter alguém para com quem dividir tarefas e demais coisas. O grupo tem mais fonte de informação e conhecimento. E há satisfação de quando colocamos nossa ideia exposta ao grupo e ela é acatada.
Mas o coletivo não tem só suas vantagens: ele nos obriga a muitas responsabilidades com uma ou mais pessoas. Assim, causando que algum indivíduo do grupo possa se sobrecarregar de tarefas, e o tempo gasto possa ser maior em discussões de opiniões até todos chegarem a um consenso. Ele nos obriga a nos adaptarmos a jeitos diferentes e ao inesperado, pois nunca sabemos o que esperar do nosso parceiro: se ele irá ter responsabilidade, desempenho e esforço esperados ou se irá ter grandes falhas e irresponsabilidades. E, caso não consigamos nos adaptar ao jeito das pessoas com quem temos de conviver diariamente, seja no esporte ou no nosso lar e na nossa comunidade, nunca entraremos em acordo, e isso faz com que nossos objetivos não sejam alcançados ou demoremos a alcançá-los. 
Podemos, então, concluir que o esporte coletivo nos ajuda a entender e compreender o porquê de termos que ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais convivemos e a necessidade de, em algumas situações da vida, dependermos de outras pessoas. O trabalho em equipe, tanto o escolar, o imposto pela sociedade e o esportivo incrementam aprendizagem para nós.

Arte

Daniel Henrique Alves Freitas, 7.5

Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3

Arte

Marcos Túlio Piva da Silva, 2.5

Arte

Jhenyffer Luyse Ferrão Silva, 8.2

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Coletivismo esportivo

POR DAVID ANTÔNIO SANTOS DE SOUZA, 2.6

A prática do esporte coletivo, no mundo atual, vem ganhando cada vez mais espaço e, como consequência, vem ganhando também diversas formas, modalidades e finalidades. Hoje em dia, os benefícios do esporte têm ultrapassado o limite do bem-estar físico, pois o atleta, durante toda sua prática do esporte coletivo, vivencia valores sociais como a tolerância, a inclusão e o respeito, que são importantes valores para a integração do indivíduo no meio social.
O dia-a-dia de uma pessoa que decide se tornar um atleta tende a passar por uma grande mudança devido às regras e à hierarquia presentes no esporte, que podem ajudar no combate ao sedentarismo, às doenças e à falta de autoestima, além de ajudar no controle de peso, na busca de objetivos e no estímulo ao coletivismo. O atleta terá que se adequar diariamente a uma vida saudável e a uma vida em que a cooperação é a chave do sucesso, e isso influenciará positivamente no relacionamento com pessoas mais próximas, pois no ato da prática do esporte, o indivíduo estará lidando com outras pessoas de sua equipe e terá de aceitar o erro de pessoas com as quais convive, pois é bem provável que, se ele apontar os erros de um companheiro de equipe, eles terão uma má sinergia. Então, ele aprenderá que mais importante do que apontar erros das pessoas, é planejar uma solução que ajudará não só o companheiro de equipe, ou não só a pessoa com quem ele vive diariamente, mas sim a ele mesmo.
Outro fator importante no esporte coletivo é a inclusão social de pessoas com deficiência, que precisam de um treinamento especializado e carecem de um pouco mais de ajuda. Nessas práticas esportivas, alguns atletas, que até mesmo passam por depressão ou alguma outra doença eu deteriora sua personalidade, tendem a interagir com o meio social, pois podem observar que outras pessoas estão na mesma condição deles e se esforçam para alcançar sues objetivos e não desistem apenas por não terem um corpo ou uma mente perfeita. E isso os motiva a alcançarem seus objetivos e nunca desistirem, pois aquele que já tem seu lugar no pódio passa aos outros deficientes, e até mesmo aos que não o são, uma lição de vida e superação que o esporte e o coletivismo podem proporcionar.
Portanto, pode-se concluir que nos dias de hoje, não se pode negar que o esporte é um fenômeno social, sendo um forte fator de interação, seja no meio educacional, de entretenimento ou competitivo.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

O dobro

Nível: Médio

Resolução do desafio anterior: Primeiro, encha a segunda jarra até o final, depois encha a terceira jarra com o suco da segunda. Assim temos por enquanto, 3L na primeira, 2L na segunda e 3L na terceira jarra. Agora, despeje o suco da terceira jarra na primeira, assim a primeira terá 6L e a última 0L. Continuando, utilize o conteúdo da jarra que está com 2L e encha a terceira jarra. Agora temos: 6L na primeira, 0L na segunda e 2L na terceira. Para concluir, despejamos o suco da primeira na segunda jarra para que a mesma possa ficar com 5L e a primeira com 1L. Pronto! o desfio está quase concluído. Para terminar, basta completar a terceira jarra com o conteúdo da segunda assim obtendo 1L na primeira, 4L na segunda e 3L na terceira.    

Um rapaz está passando em frente a uma igreja e resolve entrar. Quando ele entra na igreja, ele avista três santos. Então, ele caminha em direção ao primeiro e fala:
- Se você dobrar o dinheiro que eu tenho no bolso, eu lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais. Então, ele parte para o segundo santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo então atende ao seu pedido e dobra o que o homem tem em seu bolso. O homem então lhe dá os 20 reais prometidos e vai para o terceiro santo e fala novamente:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso eu lhe dou 20 reais.
O santo atende ao seu pedido, porém ele sai da igreja de cabeça baixa e triste porque ficou sem nada nos bolsos.
Pergunta: Como pode ele dobrar três vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto de dinheiro o rapaz chegou à igreja?

Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será divulgado. Ao término do ano letivo aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. “Lute pelo seu objetivo”


Arte

Bruno Henrique de Souza Silva, 2.5


Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3


Arte

Marcos Túlio Piva da Silva, 2.5


Arte

Jhenyffer Luyse Ferrão Silva, 8.2


Meus desejos olímpicos

POR LUCAS RIBEIRO DE SÁ, 2.6

A cada quatro anos, ocorre uma olimpíada que envolve diversas nações, cada qual com seus competidores, que dedicam vários anos de suas vidas para aperfeiçoarem em determinado esporte e consagrarem sua pratica em medalhas referentes aos seus desempenhos. Dentre os esportes abrangidos pela competição, três são de meu interesse, sendo eles: Boxe, natação e tênis olímpico. 
O boxe é um esporte caracterizado pela luta focada em golpes com punho e imobilização. Para se tornar um bom pugilista, profissional que pratica o boxe, o atleta tem que saber administrar seu tempo, pois o treino do boxe não ocorre apenas no ringue, mas sim dentro da própria casa, no dia-a-dia.  A explicação para essa afirmação é que os treinos de golpes são apenas uma parte do aprendizado do pugilista, pois primeiramente ele tem que aprender a se adequar a uma alimentação balanceada, e uma rotina em que ele mantenha-se saudável e, ao mesmo tempo, mantenha um peso estável, pois o balanceamento das lutas de boxe é feito com base no peso dos competidores. Outro fator que me traz interesse no boxe é a questão do respeito, um dos valores olímpicos. Os pugilistas são psicologicamente para se controlarem em situação de nervosismo ou de provocações. Uma prova disso é o famoso “Fair play”, que geralmente no boxe pode ser visto após a luta, quando mesmo os dois se machucando, eles se cumprimentam no final como se nada tivesse acontecido.

Os valores olímpicos e suas influências diárias

POR JULIANA AMÉLIA MOURA, 2.6

 
Os esportes que mais me impressionam são natação, atletismo e voleibol. Os mesmos chamam a atenção pelo fato de que necessitam de força e trazem benefícios ao corpo e a saúde. Por esses motivos ambos chamam nossa atenção. Os mesmos envolvem diversos profissionais que são responsáveis pelo cuidado com o corpo e com a alimentação, o que mostra que o esporte não envolve somente o atleta e sim uma grande equipe.
  Os valores olímpicos estão presentes no nosso cotidiano por vários motivos. Tudo o que fazemos tem que ser com excelência, ou seja, devemos nos dedicar ao máximo a tudo que nos dispomos a fazer, sempre deve haver o respeito às diferenças, a igualdade no tratamento com os cidadãos, a superação para vencer as dificuldades no trabalho ou em relações pessoais, a determinação para que nunca se desista dos sonhos e objetivos, a celebração para que se possa perceber que venceu uma etapa no caminho para os sonhos e a união para que se vençam as barreiras, mas não sozinho e sim ao lado de quem se ama. Assim metas e objetivos são alcançados mais facilmente e as vitórias são um ganho coletivo.      

Esportes

POR JÉSSICA DE OLIVEIRA SILVA, 2.6

Existem vários esportes e modalidades dos quais eu gostaria de participar, mas, entre eles, os com que eu mais me identifico são, natação, ginastica e judô. São esportes diferentes, com características diferentes, mas que sempre me impressionaram, cada um do seu modo.  
A natação é um esporte que trabalha todo o corpo, mas que também trabalha a mente. É um esporte relaxante que traz prazer a quem a pratica, além de trazer bastantes benefícios à saúde, e me atrai por ser tanto um esporte quanto um lazer.
A ginastica é um esporte que trabalha muito com o corpo e a coordenação motora, com movimentos que necessitam de flexibilidade e muito treino. Mas também é um esporte muito bonito, que envolve música, dança e que impressiona com a beleza e a habilidade dos ginastas. Já pratiquei um pouco de ginastica quando criança e me apaixonei pelo esporte.
O judô me impressiona por ser um tipo de luta, e que sempre me deu vontade de praticar, tanto para autodefesa quanto pela beleza do esporte. Esses são os esportes que, se eu tivesse oportunidade, com certeza, praticaria e me orgulharia disso.

Esportes das Olimpíadas

POR YASMIN PEREIRA RIBEIRO, 2.6
Esportes das Olimpíadas 

São várias as opções de esportes individuais para se escolher. Muitos deles têm relação com a sociedade. O atletismo, a natação e o taekwondo são exemplos de esportes em que a sociedade é envolvida e são benéficos à saúde, tanto do corpo quanto da mente. Esses três esportes estão incluídos nas olimpíadas deste ano, que acontecerá no Brasil. 
O atletismo é dividido em provas quando se tem competições. Mas muitas pessoas amadoras praticam esse esporte no tempo livre ou em corridas organizadas como uma competição para “amadores”. As corridas também são importantes para a saúde, pois uma pessoa que pratica a corrida dificilmente é sedentária.
A natação é praticada através de competições por pessoas que não são treinadas para esse esporte, mas que utilizam para melhorar a saúde, pois beneficia a sistema nervoso.
O taekwondo trabalha muito com a questão do respeito, disciplina e humildade, que são valores muito importantes na sociedade. Atletismo, natação e taekwondo são esportes muito conhecidos e fáceis de serem praticados, cada um com a sua importância na sociedade.