Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Automutilação: um problema silencioso

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Automutilação: um problema silencioso

Quem nunca ouviu falar em automutilação ou simplesmente em "pessoas que se machucam", pode se considerar uma pessoa desinformada, pois, atualmente, esse mal afeta muitos adolescentes dos 13 aos 17 anos.

A automutilação nada mais é do que o ato de se machucar (de várias maneiras, como se cortar ou se queimar) quando se está num momento ruim, dando a falsa sensação de que uma dor física cura uma dor emocional. O problema é que isso pode acabar se tornando um vício que pode chegar, em casos mais graves, ao suicídio.

Normalmente, adolescentes que já sofreram ou ainda sofrem bullying, com problemas familiares e com quadro depressivo tendem a praticar a automutilação. É muito difícil lidar com esse tipo de problema, pois quem se automutila nunca fala sobre o assunto, seja por medo de julgamentos ou por vergonha em admitir que precisa de ajuda.

Se você conhece alguém que sofre com esse problema, a melhor maneira de ajudar é com o diálogo, mostrando a essa pessoa que ela não está sozinha, que ela não tem que se machucar por causa de qualquer problema; palavras duras e julgamentos nunca vão ajudar em nada, só vão fazer com que a pessoa se machuque mais.

Pode ser que ninguém perceba, mas a automutilação é um problema grave, que precisa de intervenção o mais rápido possível, antes que jovens vidas sejam tiradas!

Bridne Ávila, 3.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário