A construção do cidadão digno, que honra seus compromissos, é constituída de vários fatores, como trabalho e respeito.
Não apenas no Brasil, mas em todo mundo, existiu exploração de mão-de-obra humana, que também pode ser chamada de escravidão. O trabalho é importante para o indivíduo, ele o torna independente, faz dele responsável, mas é importante ressaltar que o trabalho escravo faz do mesmo uma máquina de trabalho, ou seja, tira os seus direitos, que são essenciais para uma vida digna.
Mesmo que a escravidão, para muitos, seja algo que ficou no passado, ela ainda existe e tem efeitos devastadores nos explorados, pois eles vivem sem conhecimento de seus direitos, não têm acesso à educação, não desenvolvem senso crítico argumentativo e, o pior, não são possuidores de nenhum tipo de dignidade.
O trabalho digno, ao contrário do trabalho escravo, é fundamental para a formação de um bom cidadão, porque, assim como a educação, o trabalho possibilita a cada um objetivos, sonhos, metas a serem alcançadas. E com isso, o indivíduo só tem a ganhar, porque os benefícios do trabalho estão presentes de várias formas na sociedade. Respeito, noção de direitos e deveres, organização, responsabilidade, tudo isso é adquirido com o trabalho.
A dignidade é dada àqueles que a buscam, o trabalho é um dos caminhos mais eficientes para encontrá-la.
Eduardo Tonussi Ferreira, 3.14
Nenhum comentário:
Postar um comentário