Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O fundamento de guerrear

terça-feira, 9 de abril de 2013

O fundamento de guerrear

A guerra é algo que está presente em vários lugares do mundo, causando mortes, danos à sociedade e à economia mundial. Por isso considero importante falar sobre este assunto.

Durante a Revolução Russa, um filósofo, vivendo os horrores de seu país e vendo o mundo lutar na Primeira Guerra Mundial, fez uma analogia curiosa: “A sociedade é como a fumaça de um cigarro aceso. Se mantêm unida até certo ponto, até começar a se separar e desintegrar”. O que ele quis dizer é que as pessoas toleram umas às outras até onde conseguem e, depois, com um ato natural entram em atrito, em falsa compreensão, e lutam.

Nunca se deve tratar com preconceito e repreensão aquilo que não se conhece. Entender o que é a guerra e por que ela é necessária é algo que a maioria não consegue fazer. Mas entendê-la não é difícil, basta observar com atenção.
Guerrear pode significar milhares de coisas. Não é difícil encontrar aqueles que consideram isto errado e atrasado. Mas, lutar pelos seus direitos, lutar pelo que se acredita, viver honrando seus ideais de forma que não se submeta às leis injustas da sociedade parece que faz mais sentido do que viver se escondendo através de leis falhas e governos corruptos, construídos por pessoas que celebram todos os dias os seus dias de paz.

Muitas vezes é necessário criar o caos e até admirá-lo, porque é melhor viver sob o caos, lutando para ter um futuro de que se tenha orgulho do que viver se escondendo atrás de sonhos fúteis e de futuros feitos de contos de fadas.

Portanto, observa-se que a guerra se faz necessária e que mesmo sendo devastadora, sombria e maléfica, é um mal inevitável.

Eduardo Tonussi Ferreira, 3.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário