A biblioteconomia é uma profissão dinâmica, que lida com a informação. Agora, na era da informática, está mais interessante lidar com as inúmeras informações.
Os bibliotecários estão lutando para serem reconhecidos como agentes da informação, exatamente como é no exterior. Biblioteca vem da palavra biblios, que quer dizer livros, em latim. Hoje, porém, numa biblioteca não existem apenas livros. O universo da bibliotecária é composto também de jornais, revistas, discos, vídeos, fitas, CDs, disquetes de computador, catálogos... Enfim, todo e qualquer material que contenha informação.
A informação, na verdade, é o ponto de partida para se entender um dos motivos de, ao longo dos anos, a mulher ter praticamente monopolizado essa área. Na época da Monarquia, a informação era sinônimo de poder e com a Revolução Francesa e a tomada do poder pela burguesia, a informação deixou de ser sinônimo de poder, porque os burgueses a consideravam uma coisa inútil e sem importância. E aí, os livros, documentos e tudo que continha informação, passaram para as mãos das damas da sociedade.
A biblioteconomia é uma atividade em ascensão e é uma ponte que liga o homem e o conhecimento.
Camila Campos Guilarducci, 3A
Nenhum comentário:
Postar um comentário