POR GUSTAVO DORNELLES
Há pouco tempo era rara uma fotografia, geralmente ocorria somente em ocasiões especiais, como casamentos ou quando se reunia a família toda, às vezes nem isso.
Atualmente andamos com máquinas fotográficas nos bolsos, tiramos fotos do que nem é necessário, podemos escolher o melhor ângulo, lugar, podemos tirar milhares de fotos sem sermos nenhum especialista na área. Mas será que em andar por aí tirando fotos de tudo que achamos engraçado ou interessante não há problema?
De acordo com a lei, existe, sim. Conforme o artigo 5º X da Constituição Federal “São invioláveis a intimidade, a vida provada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Portanto, sabe aquela foto “zuada” que você gosta de tirar do seu amigo? Torça para que ele seja realmente seu amigo, senão a coisa pode ficar feia. Qualquer foto ou gravação sem o consentimento da pessoa nela retratada pode começar em brincadeira e acabar bem diferente. E tudo pode piorar se a fotografia for publicada na internet.
Então tenha cautela sobre para onde sua câmera tem apontado. Certamente você também não iria gostar de ver pessoas rindo da sua imagem por aí; dependendo do caso, isso pode soar como deboche, ferir o coração da pessoa e prejudicar sua dignidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário