Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O papel do professor na sociedade

segunda-feira, 2 de abril de 2018

O papel do professor na sociedade

POR JÚLIA LUCIANA BARRA, 1.5

Ser professor é uma das profissões mais antigas e importantes da história da humanidade, começando desde o Antigo Egito, quando já havia a necessidade de pessoas específicas para o ensinamento de certas habilidades, até hoje.
Os professores são os personagens principais do processo de ensino e aprendizagem, mas esse desenvolvimento não se limita apenas as matérias do currículo comum da escola, os ensinamentos dados dentro de uma sala de aula podem ultrapassar barreiras incríveis. 
O papel do professor atualmente não está apenas relacionado a passar uma matéria em sala de aula, mas também fazer os alunos se questionarem e se prepararem para o “mundo lá fora”. Mas, hoje em dia, o professor acaba se tornando um confidente e amigo para os alunos, pois, os pais muitas vezes trabalham o dia todo, e os alunos não têm a quem recorrer para esclarecer alguma dúvida ou ouvir conselhos. Mesmo assim, diante de todas as dificuldades de um professor, ele sempre se empenha da melhor maneira possível para ensinar a esses jovens os verdadeiros valores de uma sociedade.
O professor é a maior fonte de conhecimento dentre todas as outras profissões, mas a menos valorizada atualmente. Vivemos em uma sociedade em que esses grandes mestres são humilhados, violentados e tratados com descaso por alunos e até mesmo pais. Essas pessoas se esquecem, muitas vezes, de que, se não fosse um professor, hoje elas não saberiam sequer escrever o próprio nome.
Vivemos em um país onde a inversão de valores é muito clara. Dão mais importância para um jogador de futebol, por exemplo, do que para alguém que nos guia para sermos pessoas melhores e criar um mundo melhor.
Porém, mesmo com toda essa triste situação, o professor continua com a sua cabeça erguida, sempre acreditando na sua capacidade de criar um mundo melhor, onde vai ser respeitado e principalmente: valorizado!
Para refletir: Você tem dado valor ao seu professor ou ele é só mais um que fala na sua cabeça?
                                                              Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário