Em meados dos anos 30, os EUA, vendo a Europa retornando totalitária, temia uma nova guerra, então a empresa de aviação Republic, desenhou e projetou o caça pesado P-47 Thunderbolt. Projetada para ser robusta, manobrável e destrutiva, a aeronave foi construída em torno de seu enorme motor, o Pratt and Whitney R-2800, considerado um dos melhores motores de guerra.
O Thunderbolt lutou inúmeras batalhas, principalmente na Europa. Em uma dessas batalhas, um P-47 foi interceptado por um ás alemão de FW-190*. O ás alemão atacou o solitário Thunderbolt, mas sua blindagem de 8 cm aguentou mais de 200 tirou de 30 mm, munição suficiente para destruir um B-17** em quatro rajadas de cinco segundos.
O que tirou o P-47 “do serviço” foi o alto consumo de combustível do seu motor radial. Mas ele não foi totalmente abandonado, foi convertido em caça de ataque ao solo. O P-47 bombardeava e atacava alvos com suas oito metralhadoras de calibre 50.
Os P-47 não serviram somente na USAF, eles lutaram com pilotos da Força Aérea Mexicana no Pacífico e com pilotos da FAB (Força Aérea Brasileira) na Itália.
Hoje, ele está em museus, mas estará sempre no coração e na mente dos apaixonados por esse lindo tanque de guerra voador.
P-47 D - Força Aérea Brasileira - 1944
*Caça a pistão mais avançado do 3º Reich
**Bombardeiro pesado americano
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