Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Um homem nu

terça-feira, 15 de março de 2016

Um homem nu

POR ANA CAROLINA BARROS SIMÃO, 2.6

Eu sempre estive aqui tranquila no meu canto, indo para frente ou para trás enquanto me puxavam. “Seria uma manhã igual às outras”, pensava eu, mas algo inusitado aconteceu.
Muda como sempre, presenciei todo o acontecimento e escutei toda a conversa entre o homem que estava preocupado em não parecer ser um vigarista para o cobrador da prestação da televisão e a sua mulher, que o pedia para explicar sua situação ao cobrador.
Vi quando o homem despiu-se de seu pijama e foi em direção ao banheiro, longe da minha visão. Achei que ele iria tomar banho, por isso não entendi porque voltou de lá tão rápido. Ele colocou a água para fazer o café e me puxou para que pudesse apanhar o embrulho de pão que estava a uns 30 centímetros de mim. Pouco depois de ele apanhar o embrulho do pão, o vento soprou forte e me arrastou para trás. 
Pude ver o pânico em seus olhos. Eu queria ajudá-lo, mas não tive forças para ir para frente. Precipitadamente, tocou a campainha e gritou por sua mulher, mas ela não ouviu porque estava tomando banho. Enquanto batia em mim o barulho da água cessou.
Podíamos escutar a porta do elevador fechando-se lá em baixo. “Alguém estava subindo”. Desesperado, o homem pensou ser o cobrador e se escondeu no lanço da escada, mas não era. Ele voltou e ficou à minha frente cobrindo-se com o embrulho do pão. Foi quando, de repente, ouviram-se pessoas na escada. Desesperado, entrou no elevador e só pude vê-lo outra vez quando voltou e começou a gritar por sua mulher de novo, mas, desta vez, sem nenhuma cautela, me esmurrando.
Uma senhora atrás dele abriu a porta. Inutilmente, tentou cobrir-se com o embrulho de pão, e logo a velha começou a gritar. Foi quando os vizinhos saíram para ver o que acontecia.
Senti alguém me puxando. Era sua mulher, o homem correu para dentro e se vestiu. Poucos minutos depois a paz foi restabelecida e houve calma em todo corredor. Alguém bateu em mim, era o cobrador.

Texto baseado na obra O homem nu, de Fernando Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário