Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Gato Tom (Tomcat)

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Gato Tom (Tomcat)




13/08/15 - Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva

Hoje vamos falar de uma maravilha da aviação militar norte-americana, o F-14 Tomcat, o caça mais temido da guerra do Golfo depois do F-15 Eagle.

F-14 Tomcat

O F-14 surgiu de medidas “desesperadas” por causa da guerra fria. A União Soviética estava de posse de mísseis intercontinentais e os Estados Unidos queriam uma aeronave que pudesse interceptar esses mísseis e destruí-los.
Inicialmente, a Grumman Aircraft projetou e construiu o F-111 cujos mísseis eram armazenados em seu compartimento de bombas. Mesmo com suas asas de geometria variável, a qual o permitia voar mais rápido que outras aeronaves supersônicas, o F-111 não era ideal para o combate no qual foi designado, então para isso foi criado o F-14 Tomcat.

F-111

No começo, o projeto era “impossível”, pois a estrutura da asa seria também de geometria variável, mas como o F-111 era maior e mais pesado que o F-14, não se era possível fazer esse tipo de fuselagem, mas graças às pesquisas sobre solda com feixe de elétrons, o projeto do F-14 foi continuado.
Em dois anos, a Grumman entregou o primeiro F-14 à US. NAVY, o qual herdou do F-111 não só as asas, mas também (nos primeiros F-14) os motores da Pratt & Whitney, que posteriormente foram substituídos pelos da GE (General Eletric ) dando maior potencia ao F-14. 
O caça ficou famoso mundialmente após ser a aeronave pilotada por Tom Cruise, protagonista do filme Top Gun.
Até hoje o F-14 é um mito, uma lenda do combate aéreo a jato, tanto no combate fora do alcance visual, quanto no dogfight, visto que sua fama superou a de outros caças navais e de forças aéreas como os F-4, F-8 e Migs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário