25/03/15 – Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva - 2.4
A-4 Skyhawk é um caça naval extremamente versátil, utilizado, principalmente, durante a Guerra do Vietnã como caça bombardeiro, pela Marinha dos Estados Unidos. Com a chegada dos caças F-4 Phantom à mesma, o A-4 foi lentamente substituído, juntamente com os F-8 Crusader.
Na Marinha Brasileira, o A-4 é usado como caça de combate, operando no porta-aviões A12 São Paulo e na base aeronaval de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, pelo Esquadrão UF1.
O A-4 é considerado por muitos uma "sucata", mesmo sendo atualizado e modernizado pela Embraer, juntamente com os F-5 da Força Aérea. Eu concordo com os que votam pela substituição desses A-4, tendo em mente que se forem substituídos, deveriam ser feitos por caças de alta tecnologia, como o F/A-18 Super Hornet ou os Su 30 e Mig 29 navais, que são, ambos, caças de superioridade aérea. Outra boa opção para essa substituição seriam os Dassault Rafale, mas, se os próprios pilotos da FAB o recusaram, certamente a Marinha não os escolheria.
O A-4, apesar de velho, ainda tem lá seus trunfos, mas agora a decisão é sua, leitor: você votaria por substituí-los ou atualizá-los?
Nenhum comentário:
Postar um comentário