Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: março 2015

terça-feira, 31 de março de 2015

Aniversário do Tribuna

Tenho muito orgulho do trabalho maravilhoso, profissional, criativo e competente desenvolvido ao longo desses sete anos pelos queridos professores Felipe e Paula, no Jornal “Tribuna Estudantil” da nossa escola.
Minha gratidão sincera!!


Professora Mª de Lourdes Ribeiro Nésio

sexta-feira, 27 de março de 2015

Aniversário do Tribuna

Gostaria de deixar aqui registrado o meu orgulho em fazer parte da equipe da Escola Henrique Diniz.Falo isso de maneira muito tranquila, pois sei que estou entre pessoas comprometidas e dedicadas, dispostasa fazer algo a mais, dando sentido e cor a palavra EDUCADOR. No último dia 18, o jornal Tribuna Estudantil completou sete anos de existência, atualmente, emmeio a tantas informações fica difícil manter por todo esse tempo um jornal feito pelos próprios alunos, quetem como foco principal a valorização de suas produções e consequentemente a participação dos mesmos naconstrução da história da Escola. Parabenizo aos professores Paula e Felipe que estiveram à frente do Jornal ao longo destes sete anos,à  direção  da  escola  por  incentivar  um projeto  tão  significativo  e  a  todos  que  direta  ou  indiretamentecontribuíram para que o Tribuna Estudantil fosse um sonho real. 

Supervisora Andréia

quarta-feira, 25 de março de 2015

Arte


Higor Gonçalves de Andrade, 3.2

Arte


Bruno Henrique de Souza Silva, 1.8

Arte


Anderson José Oliveira Silva, 2.5

Arte


Aldo Gabriel Nascimento Coelho, 2.5

Arte


Keyllor Adriel Batista Lemos, 3.2

A-4 Skyhawk: Sucata aérea ou ainda em condições de combate?

25/03/15 – Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva - 2.4

A-4 Skyhawk é um caça naval extremamente versátil, utilizado, principalmente, durante a Guerra do Vietnã como caça bombardeiro, pela Marinha dos Estados Unidos. Com a chegada dos caças F-4 Phantom à mesma, o A-4 foi lentamente substituído, juntamente com os F-8 Crusader.
Na Marinha Brasileira, o A-4 é usado como caça de combate, operando no porta-aviões A12 São Paulo e na base aeronaval de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, pelo Esquadrão UF1.
O A-4 é considerado por muitos uma "sucata", mesmo sendo atualizado e modernizado pela Embraer, juntamente com os F-5 da Força Aérea. Eu concordo com os que votam pela substituição desses A-4, tendo em mente que se forem substituídos, deveriam ser feitos por caças de alta tecnologia, como o F/A-18 Super Hornet ou os Su 30 e Mig 29 navais, que são, ambos, caças de superioridade aérea. Outra boa opção para essa substituição seriam os Dassault Rafale, mas, se os próprios pilotos da FAB o recusaram, certamente a Marinha não os escolheria.
O A-4, apesar de velho, ainda tem lá seus trunfos, mas agora a decisão é sua, leitor: você votaria por substituí-los ou atualizá-los?

Desabafo

Olá, meu nome é Natureza. Vim aqui para falar com vocês, seres humanos. Fico muito triste com a população que vêm me habitando há milhões de anos. Eu só queria uma explicação: por que vocês não gostam de mim?
Olha, eu lhe dou frutos, lugar para construir, ar fresco, um ótimo lugar pra descansar, ótimas paisagens e, ainda aqui ressaltando, deixo várias espécies de animais habitarem em mim só para alegrar o seu dia. Mesmo assim, vocês cortam minhas árvores, poluem o ar que mando para vocês respirarem, entopem os bueiros, enchem meus rios de coisas que vocês não precisam, matam os animais só para saciarem sua fome.
Por favor, peço a vocês que parem de me poluir, pois estão acabando comigo e com vocês também. Vocês estão usando a água para coisas inúteis, pois lavam o carro e gastam quase uma caixa d'água, só para a população ver como seu carro está limpinho; tomam banho demorado, que mais parece que está lavando a alma que não é limpam há mais de anos; ficam lavando as ruas só para mostrar sua classe financeira (se eu estou gastando a água é porque posso pagar por ela).
Então, parem de me poluir e de arrancar minhas árvores, se vocês estão precisando, arranquem, mas plante outras. Garanto que vocês poluindo menos e replantando, irão viver muito mais tempo em mim. Então, me ajudem que eu ajudo vocês.

Yan Mapa Germanio, 1.14

As melhores

Certo dia, Ramires e Karolayne estavam conversando o que iriam fazer na hora da Educação Física. Danúbia, Thaiury e eu estávamos jogando vôlei e as convidamos para jogar. Vários meninos decidiram entrar na roda e, então, formou-se um jogo completo.
Enquanto isso, Camila, Bianca, Lorrayne, Marcos e Janaína estavam só observando e torcendo pelas meninas. Mas, na hora em que estava ficando legal, bateu o sino para entrarmos para sala. Chegamos à sala, Camila começou a elogiar nosso time e deu a ideia de fazermos um campeonato, pensamos muito e, conversando com os meninos, eles aceitaram. O professor Márcio conversou com a direção e eles deixaram fazermos, o diretor Maicon gostou da ideia e disse que o time que ganhasse seria homenageado com uma taça de "Melhores do vôlei". Passamos a treinar dias e mais dias e, no dia do jogo, ficamos aflitas, nervosas, mas acreditamos na nossa força e coragem e fomos com tudo! Entramos muito mal, perdemos no 1° tempo, mas, depois que soubemos que estavam todos torcendo por nós, entramos com garra, confiança e força, e fizemos o 1°, 2°, 3° ponto...
Mas quem ganhou? As meninas!
Ganhamos por 20 a 18! Fomos homenageadas e ganhamos um dia de rainhas! Nunca vou esquecer!

Regiane Mendes da Silva, 1.8

Minha terra

Ô, minha terra querida
Tanto queria estar aí
Junto de sua grande natureza
Do mar, do ar,
Em meu lar.

Mas esses ditadores
Me impuseram
Viver longe de ti
Ir para onde eu não conheço.

Me expressei, e
Quase acabei com a ditadura
Por isso fui exilado
Para longe de tudo o que amo.

Já acabou meu sofrimento
E agora só penso em desfrutar
De você.

Ô, minha terra querida
Amargou, mortes e violência,
Agora posso expressar-me
Hoje volto para ver o mar, sentir o ar
Chegar em meu lar.

Átila Matheus Almeida Bráz Viveiros, 2.3

Diferença na escola

Entre ser estudante e ser aluno tem uma grande diferença. O estudante se esforça para aprender as coisas, aderir novos conhecimentos. Já o aluno vai para a escola só para marcar presença, às vezes só atrapalhar.
Isso acontece muito nos dias de hoje porque as pessoas, principalmente os adolescentes, não param para pensar no futuro, acabam indo a escola por obrigação e com isso acabam não aderindo novos conhecimentos.
Enfim, todos têm que ser mais estudantes e menos alunos, para poder crescer na vida, ser um exemplo para os próprios filhos, não ser apenas mais um aluno que vai à escola por obrigação e para incomodar.

Michaella Alexandro Lisboa, 1.6

Minha profissão

Eu pretendo terminar de estudar, fazer uma faculdade, ser uma pessoa boa na vida, ter minha família, mas para eu ser alguém, tenho que me esforçar e dar muito orgulho para minha família, porque eles merecem ter orgulho de mim.
Melhor coisa na vida é você ter sua família, seu emprego. Minhas irmãs estão na faculdade. Não vejo a hora de estar também aonde elas chegaram e dar esse orgulho para os meus pais.
Eu quero ser médica, porque eu acho uma área muito bonita, pois sem os médicos as pessoas não vivem.

Samara Cristina Rodrigues Sales, 1.7

Sonhos

Quando eu era menor, meu sonho era ser atriz e agora é ser bióloga marinha, ter contato com o mar e os animais aquáticos. Mas parece tão difícil e complicado! Até chegar lá, leva anos, anos de muito estudo e muita dedicação. Vendo agora, dá até preguiça e desânimo, mas, lá na frente, eu sei que tudo isso vai compensar. Meu sonho ninguém vai roubar, mesmo que seja duro o caminho. Ainda quero viajar muito, conhecer muitas pessoas interessantes, ser feliz, construir a minha família e dar muito orgulho para minha mãe, para meu avô, pai...
No caminho, muitos desistem, porque é muito difícil, há muitas lutas e batalha, mas tudo vai valer a pena.

Fernanda Tayarol Presotti, 1.7

Sonhadoras angustiadas

Um mundo sem oportunidades, sem tolerância, sem justiça, como será? Um mundo sem esperança, no qual sonhos são uma breve lembrança. Você gostaria de viver assim?
Pequenas crianças e grandes humanos, pequenos são seus olhos, que estão carregados de angústia, sofrimento e sonhos. Suas mãos calejadas, o rosto queimado pelo sol.
Crianças que deveriam estar estudando, pois seu lugar não é em lavouras, e sim segurando um lápis. O que os levariam a trabalhar? A família carente que precisa do dinheiro ou valores passados à criança?
O governo deveria se preocupar com suas crianças, pois um dia aquela criança angustiada e sonhadora estará ajudando o país!

Kênia Lorrayne de Oliveira Ferreira, 2.3

terça-feira, 24 de março de 2015

Aniversário do Tribuna

No último dia 18, o jornal Tribuna Estudantil completou sete anos de existência. Agradeço a todos por todo apoio, incentivo e participação. A alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários e direção da Escola Estadual Henrique Diniz, o meu “muito obrigada”!
Como comemoração, serão expostos dois desenhos feitos por nossos alunos para homenagear o jornal. Obrigada a Aldo, do 2.5, e Keyllor, do 3.2. O jornal é feito para expor talentos como o de vocês.

Professora Paula




quarta-feira, 18 de março de 2015

A vida

Muita gente fala que a vida é ruim, mas outras pessoas, não. É preciso aproveitar bastante, porque ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. A maioria das pessoas pensam isso e fazem coisas que nunca pensaram em fazer.
Já eu penso que a vida é passageira e que nela também estou só de passagem, já que nunca sabemos o que vai acontecer daqui um ou dois anos.
Planejar é essencial, mas não se sabe se vai dar certo, pois outras pessoas não pensam igual a você, pensam o contrário ou querem o mal para você.

Gláuber Gonçalves de Sousa, 2.4

Música Gospel no Brasil


18/03/15 – Por Leonardo Gabriel Melo da Silva e Vitor de Paiva Vieira - 2.5

Cada vez mais, mais pessoas têm adquirido a música Gospel como estilo musical preferido. O número de cristãos tem aumentado gradativamente, mas não são só os cristãos a ouvirem esse estilo musical, que, por sinal, tem englobado vários estilos. Muitas pessoas, independentemente da religião, afirmam gostar deste estilo musical pelo fato de fazer bem para o interior, ou senão só por gostar mesmo.
Como já foi dito, o mercado da música Gospel vem se desenvolvendo constantemente, a ponto de artistas de outros gêneros musicais se converterem a esse estilo de Deus, paz, amor, entre outras coisas impressas nas letras.
Hoje temos uma variedade de ritmos e gêneros dentro da música Gospel e com cantores e bandas que fazem muito sucesso, como os rocks do cantor Fernandinho, Oficina G3, o forró com a banda Som e Louvor, a música eletrônica com DJ PV e até o funk com Tontão... E a tendência é só aumentar!
Enfim, é como dizem, cada um com seu estilo. O importante é respeitar a opinião do outro, independente de crença, gosto musical ou cor. Curta à vontade, mas sem passar dos limites.

Capacidade de superação

Os poetas falam sobre a vida de modo delicado e inteligente! E na música "Tocando em frente" (Almir Sater/Renato Teixeira), os autores contam um jeito de levar a vida com mais tranquilidade e leveza na alma.
Eles contam sobre as dificuldades e que o segredo de ser feliz é seguir em frente. Não importa o obstáculo, se a pessoa deseja ser feliz, ela tem que seguir em frente, levantar após o tombo!
Cada um compõe a própria história, são suas atitudes que irão dizer quem você é. Tudo na vida tem consequência, tudo que você faz tem um retorno para você.
E apesar das dificuldades, a sua capacidade de superação tem que ser maior!

Hérika Silene Rodrigues, 3.1

Ando devagar

Ando devagar porque já tive pressa um dia e com isso aprendi que não tem que ter pressa. A maioria das vezes que temos pressa para fazermos alguma coisa, isso dá errado.
Por isso que as pessoas têm que saber bem o que estão fazendo e ter paciência, na maioria das vezes fazendo as coisas devagar.
Tudo o que é feito com calma, no fim, sempre dá certo, como um conceito de raciocínio: para tudo, tendo a calma, vai funcionar. Já quem faz as coisas rápido, no fim, vai ter alguma coisa que vai dar errado, isso se não for tudo.
Andando devagar e agindo devagar, sempre vá seguindo que vai dar certo. Nunca desista dos seus sonhos, trabalhe que vai conseguir.

Elberti Adonay Ferreira, 3.1

Como tocar em frente

A vida tem seus momentos, às vezes você pode estar triste e, no dia de amanhã, quando você menos imaginar, a felicidade bate à sua porta.
Na vida, temos dificuldades, lutas, problemas e etc., mas temos que saber lidar com todas essas coisas, saber realmente conviver com elas. Temos que saber enfrentar essas coisas, pois nós convivemos com elas, mesmo quando nós não queremos.
A única maneira de tocarmos a vida em frente é sabermos que tudo isso, no final, vai valer a pena, porque nós realmente vamos descobrir o que é a vida, que a vida não é simplesmente viver, pois estamos cercados de um monte de coisas que não são tão fáceis quanto imaginamos.

Luis Antônio de Carvalho Barbosa, 3.1

Vivendo a vida

A música "Tocando em frente", de Almir Sater, em parceria com Renato Teixeira, é de grande sucesso até hoje.
Ela fala que o eu lírico já passou por muita coisa em sua vida e que agora ele vive a vida por inteiro, aproveitando cada dia mais.
Todos deveriam aproveitar mais a vida, como se fosse o último dia. Como diz a música, a gente chega um dia e no outro vai embora, ou seja, não sabemos que dia vamos morrer, só sabemos que a morte é certa.
O eu lírico conta com o coração, diz sobre tudo o que está sentindo, de tudo que ele já viveu, que o amor é a melhor coisa que faz seguir a vida e que sem problemas a vida é bem melhor.
Para ele, a vida é simplesmente compreender a própria vida e ir tocando em frente. Esta música traz uma mensagem muito bonita.

Alexia Emmanuelle Vidal de Assis, 2.4

Versos

Vida... Tediosa vida
Onde não podemos ser quem somos
Um eterno pesadelo que não acaba

Felicidade, onde está você?
Nos meus sonhos, talvez
Onde não há lugar para tristeza e solidão,
Mas logo terei que acordar
E voltar para minha vida monótona
Onde a felicidade não tem lugar e a solidão me persegue

Sonhos que me iludem
Que me trazem esperanças
Mas logo acordo, e vejo que tudo não passou de um sonho
De um lindo sonho

Kênia Lorrayne de Oliveira Ferreira, 2.3

quarta-feira, 11 de março de 2015

KC-390 - Tecnologia 100% nacional



11/03/15 – Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva - 2.4

O KC-390 é o mais novo cargueiro da Força Aérea Brasileira e irá substituir os C-130, atualmente em uso. Vamos falar mais sobre esse magnífico avião.
O KC-390 voou pela primeira vez em fevereiro deste ano. Projetado para Revo (reabastecimento em voo), transporte de tropas e apoio logístico, é equipado com duas turbinas a jato e pode operar também em pistas não pavimentadas e, por isso, foi um projeto q chamou a atenção e participação de outros países como Portugal e Argentina.
No mercado dos transportadores militares, compete com gigantes como o Boeing C-17 Globemaster, cuja capacidade de carga é equivalente a de um UH-60 Black Hawk e dois tanques de combate.
Por fim, o KC-390 tem aviônica e tecnologia da Embraer, defesa e segurança de última geração, podendo ser um avião exemplar e ideal para uso na Amazônia.

Arte


Keyllor Adriel Batista Lemos, 3.2


Arte


Felipe Turchetti de Paula, 3.2

Arte



Kelly Cristina de Barros Bernini, 2.5

Arte


Aldo Gabriel Nascimento Coelho, 2.5

Tocando em frente

Precisamos continuar seguindo em frente, independentemente dos problemas, das tristezas e alegrias, pois a vida não para para ninguém, ela não nos espera recuperar dos tombos levados.
Mas os caminhos seguidos não precisam ser solitários. Podemos encontrar amores, amigos, mudando sempre de direção, (porém, com o objetivo fixo de sermos felizes) até o dia em que nos fixarmos a algo, ou alguém, construirmos uma família e nos organizarmos para o futuro.
Temos que compreender, também, o fato de não controlarmos nosso futuro, necessitamos ter paz, paciência, para podermos viver mais felizes. Precisamos, também, de responsabilidades e tristezas para podermos crescer, já que a vida de ninguém é perfeita e completamente feliz.
Enfim, tocar em frente é crescer, amadurecer, notar que não temos quase poder nenhum, ou nenhum mesmo, sobre os nossos futuros. Sabemos que a única certeza que temos é a morte e que só temos um pouco de poder sobre as nossas escolhas. 

Autor Desconhecido

Busca para o futuro

Sabemos que todos nós temos um propósito na vida. Procuramos buscar o melhor para nós, assim estudamos, trabalhamos, para conseguirmos nossos objetivos.
A vida é assim, à medida que crescemos, ela vai cobrando nossa maturidade, responsabilidade, e, com todos os obstáculos que ela oferece, só vamos aprendendo cada vez mais.
O tempo passa rápido demais para nós ficarmos parados, por isso devemos aproveitar cada segundo, minuto, momentos especiais, pessoas...
Devemos, também, fazer cada coisa no tempo certo, aproveitar nossas oportunidades de estudos, ter nosso trabalho e aprender a ser independentes desde novos para, depois, criarmos uma família e passarmos uma ótima base, para que todos se deem bem e busquem o melhor também.

Roberta Priscila Oliveira do Carmo, 2.4

O dia

Ao amanhecer, abro a janela
Ouço os pássaros a cantar
Cantos lindos que aquecem a alma
Vejo pessoas simpáticas com um
Belo sorriso nos lábios desejando um bom dia

O cheirinho de café que vem pelo ar...
Traz lembranças da infância...
Preciosas lembranças...

À tardinha, começa o movimento
Vai e vem de carros... motos... vans...
Hora de pico...
Horas a fio, termina a hora do pico

Ao anoitecer, a lua vem iluminar
E dizer pra cidade serena:
Já está na hora de descansar...

Tainá Cristina Medeiros e Silva, 2.4

Viver seguindo sempre em frente

Pressa e felicidade são coisas distintas, é preciso calma para alcançar metas e felicidade é uma meta na vida de todos. Momentos de sofrimentos existem, porém é opcional seguir em frente com o choro.
Conhecer, amar e ter paz são as coisas mais incríveis da vida, pois elas acabam sendo as metas que as pessoas impõem para alcançar a felicidade. O pensamento de que a vida se baseia em momentos é bem útil, pois assim as pessoas fazem os momentos valerem mais a pena.
O amor é inevitável, assim como o choro; querer algo por perto, como querer algo longe, são coisas certas na vida. Tudo que provoca felicidade, quando se torna excesso, pode se tornar tristeza e dor, cada um decide o que é melhor para si.
Aprender a passar por cima dos problemas é uma grande conquista, pois muitas pessoas têm dificuldade de enfrentar os problemas e tentar se livrar das tristezas, o que não pode acontecer é ficar parado, esperando que a vida aja sozinha e encaminhe tudo. Deve-se correr atrás das metas para que elas sejam alcançadas e, para seguir em frente, é necessário aprender a passar por cima do que faz mal.
E a vida se baseia em uma eterna procura pela felicidade, que pode ser encontrada em qualquer lugar, sabendo também que na vida há tempestades, dias bons e ruins, felicidades e tristezas, e a eterna lição é aprender a superar tudo.

Thaís Nascimento Adriano, 3.2

Problemas

Hoje em dia, não é novidade ouvirmos falar de pessoas que estão passando por dificuldades na vida, mas, infelizmente, as pessoas estão deixando os problemas comandarem suas vidas.
Ter problemas não significa que nós temos que ser infelizes, pois, por mais difíceis que eles possam ser, temos que ter em mente que o tempo não para, os problemas são resolvidos e tudo passa, afinal, eles não são para sempre.
Todos nós temos problemas, mas temos que saber lidar com eles, pois ficarmos tristes não vai resolvê-los. Depois que eles passam, notamos que eles nos deixaram mais fortes. 

Bianca Vanderléia da Cruz, 3.2

Quem nunca?

Quem nunca sonhou em ser um cantor, um modelo, um astronauta, um jogador de futebol, entre outras coisas? Quem nunca sonhou em se casar com um artista de televisão? Quem nunca sonhou em viajar para outro planeta ou então para outra galáxia? Quem nunca sonhou em ter um mundo democrático, sem preconceito, sem violência e feliz?
São sonhos, na maioria das vezes, de crianças, que não sabem como o mundo é. Sim, sonhar é bom, mas é bom também acordar e batalhar por ele, porque ninguém pode realizá-lo por você, a única pessoa que pode deixá-lo concreto é quem o sonha.
A vida não é feita de sonhos, mas sim de realidade, e a realidade, na maioria das vezes, não é agradável, mas fazer o quê? Tem-se que enfrentá-la, pois não podemos viver em um constante sonho, onde tudo é cor de rosa.
A vida pode se tornar, sim, agradável se você torná-la o que você quer. 

Kênia Lorrayne de Oliveira Ferreira, 2.3

Boas vindas

O Tribuna Estudantil inicia seus trabalhos para o atual ano letivo, agradecendo a alunos e funcionários, principalmente à direção, pelo apoio. Não se esqueçam de que são vocês que fazem o jornal. Alunos do Fundamental, do Médio e da EJA, entreguem seus textos e desenhos para os vice-diretores Anderson e Patrícia.
Obrigada, mais do que nunca, por acreditarem no projeto.
E sejam bem-vindos!

Professora Paula