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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Projeto Lei Maria da Penha

Conexão Tribuna
Andreza Siqueira
Jacqueline Silva
Kássia Ingrid
Katryn Bernini
Lucas Paiva

As atividades extracurriculares, além de aumentar a cidadania de um estudante, oferecem a ele a oportunidade de melhorar seus conhecimentos sobre determinados assuntos. Durante o terceiro bimestre, nossa escola contou com um importante trabalho que tirou diversas dúvidas e demonstrou na prática o que é a lei Maria da Penha. Desenvolvido pela professora Adairde, o projeto teve como finalidade esclarecer os alunos sobre a lei e mostrar aos mesmos sua imensa importância para a sociedade.

1) Adairde, de onde surgiu a ideia de trabalhar com os alunos a lei Maria da Penha?
O projeto foi lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Estado de Educação em agosto de 2012, alcançando agora as escolas da rede estadual de todos os municípios de Minas Gerais. Com o lema "Maria da Penha vai às escolas", o projeto integra a Rede de Educação em Direitos Humanos da Subsecretaria de Direitos Humanos. Ao ler o projeto, tive grande interesse e acreditei em seu objetivo que é despertar nos estudantes o interesse sobre as questões ligadas aos direitos humanos, especialmente as que envolvem o combate à violência contra a mulher.

2) Quais foram os frutos que este projeto rendeu?
Na verdade, me surpreendi com os resultados. O projeto teve uma dimensão maior que a esperada quando alguns alunos se identificaram, sendo que em âmbitos diferentes, mas em sua maioria querendo esclarecimento, questionando e buscando respostas para diversas situações. O trabalho foi enriquecedor e os frutos virão com o tempo, à medida em que o aprendizado adquirido pelos alunos forem colocados em prática no dia-a-dia e na vida de cada um. 

3) Quais foram as atividades desenvolvidas com os estudantes? Que visão os estudantes possuem agora, referindo-se à lei?
A princípio, a ideia era trabalhar e ler em cada de aula, além de conhecer a história da mulher que foi a responsável pela criação da Lei Maria da Penha. Havia um roteiro pré-estabelecido com orientações que me foram repassadas junto com o projeto, mas achei melhor ir adequando as atividades conforme sugestões e questionamentos dos alunos. As atividades realizadas foram:

• Leitura e interpretação da Lei 11.340/2006.
• Vídeo sobre a história da vida de Maria da Penha Maia Fernandes.
• Apresentação de trabalhos diversos (cartazes, desenhos, teatro e paródias).
• Palestra sobre violência doméstica por Maryleila de Moura Rodrigues.

Espero ter contribuído um pouco na construção de uma cultura de paz e agradeço a todos que contribuíram para o bom êxito do projeto, em especial a vocês, meus alunos, que foram os protagonistas de todo o trabalho.
“A ideia de ministrar a palestra sobre a Lei Maria da Penha surgiu a partir do estudo sobre esta lei feita nas aulas de sociologia, verificou-se que os alunos possuíam muitas dúvidas e questionamentos sobre a aplicabilidade da referida lei, Adairde e eu decidimos então convidar um profissional para proferir uma palestra em nossa escola. Agendamos com a Dra. Maryleila, que se apresentou duas vezes em nossa escola, foi um sucesso, e os resultados colhidos são inenarráveis”, relata Andreia, pedagoga do Henrique Diniz.

Em vista disso, que os professores sempre invistam em atividades extracurriculares para se formarem não somente bons profissionais, mas sim, boas pessoas.






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