Este livro fala do amor pela vida que habita cada ser humano.
A história de cada pessoa é contada neste livro ou, pelo menos, um pouco dela. Após a leitura, é possível saber os motivos que levam o leitor a perceber que é um dos maiores vencedores do mundo, um dos mais corajosos seres. Perceber que era apaixonado pela vida desde que o relógio do tempo começou a registrar sua existência. O livro descreve cada ser humano com uma capacidade incrível de lutar pela vida e que um dia foi o maior vencedor e mais veloz que poderia existir.
O autor ressalta o maior concurso do mundo, a maior corrida de todos os tempos, na qual havia mais de 40 milhões de concorrentes e em que cada leitor estava presente e, mesmo não recordando, foi um guerreiro, não desistindo de ganhar o maior prêmio da história: a vida. A grande corrida era a disputa do espermatozoide para fecundar o óvulo. A corrida pelo direito de formar uma vida.
O leitor percebe que o que o controlava nessa corrida era o seu sonho, o desejo de estar vivo e não seus problemas ou concorrentes. Que sem ter capacidade, sonhou. Sonhar, traçar metas e correr riscos passam a ser seus objetivos. Que procura lugares calmos, sem tumultos, mas, quando estava na barriga de sua mãe, seu maior desejo era dar a cara ao mundo. Compreende que o homem é líder deste universo desconhecido, mas às vezes não é dono de si próprio.
Este livro dá conselhos ao leitor em relação a tudo o que vale e o que não vale a pena. Influencia a olhar os pontos positivos da vida e a aproveitar o que ela nos oferece; não ter medo de conhecer seus erros, mas corrigi-los, pois os vencedores sempre veem uma chance de recomeçar tudo. Instrui a criança a não querer crescer rapidamente; o adolescente, a não viver uma crise de insatisfação; ao adulto, que não aja por instinto; e ao idoso, não ter medo do fim de sua existência.
Mostra que o ser humano, mesmo sendo falho, sempre será o maior espetáculo do mundo, "a obra-prima do criador".
Katryn de Barros Bernini, 3.4
Nenhum comentário:
Postar um comentário