Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 2.8
A palavra Iluminismo nos dá a entender que tem algo a ver com “iluminação”. O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa e começou a questionar os direitos divinos dos monarcas absolutistas. Foi em dois países que o Iluminismo atingiu seu auge, na Inglaterra e na França, o que ocasionou duas revoluções: respectivamente, a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa. Mas também tiveram outros movimentos influenciados pelo Iluminismo, como a Independência dos Estados Unidos, Inconfidência Mineira.
O Iluminismo defende, principalmente, a divisão dos poderes dos Estados. Um dos primeiros pensadores iluministas foi o inglês John Locke. Ele acreditava que a mente humana era como uma folha de papel em branco, assim que o homem nascia essa ia sendo preenchida à medida que ele vivesse. Outro que também foi muito importante, foi Montesquieu, que propôs a divisão dos poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
Também existiram outros dois iluministas que também foram importantes, como Voltaire, Jean-Jacques Rousseau. Contudo, esses pensadores divergiam em algumas idéias, por exemplo, Voltaire que defendia o poder limitado para o rei, e Jean-Jacques Rousseau que defendia que a vontade da maioria deveria prevalecer.
Os ideais iluministas marcaram profundamente o direito e a filosofia, entretanto parece que seus atuais seguidores estão esquecendo os ideais originais e o significado real da palavra iluminismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário