De acordo com o tempo os negros vêm sofrendo com grandes preconceitos. Desde que eram identificados como escravos, eles já sofriam, eram agredidos, vistos como pessoas inferiores e, para a sociedade, não tinham tanta importância. Para os ricos, eram como objetos de troca e venda.
O racismo é o preconceito que segue os negros desde os tempos da escravidão. Eles são vistos como pessoas inferiores. A abolição foi um processo desgastante e que foi demorado para os afrodescendentes. Foi sendo cumprido aos poucos de acordo com o passar dos anos durante um longo período.
A exclusão também é um grande problema tanto hoje como antigamente. Um problema que também se agravou ao passar dos tempos. Antigamente existiam leis que proibiam os negros de frequentarem lugares comuns aos brancos. Hoje isso mudou, mas não o suficiente para podermos viver em união.
Em tudo se pode concluir que apesar de vivermos em um tempo com direitos para todos, ainda se tem muitos problemas como exclusão e racismo, algo que persegue os afrodescendentes durante muito tempo, e algo que é difícil de acabar. Mas basta todos refletirem e pensarem no que estão fazendo e o que é difícil pode se tornar fácil para todos.
Jaime Vidigal Campos Júnior e Gabriel Almeida de Souza, 2.7
Nenhum comentário:
Postar um comentário