Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: A física em nosso cotidiano

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A física em nosso cotidiano


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 3B

Certa vez, um renomado cientista disse que “o conhecimento só é significativo quando pode ser expresso em números, caso contrário ele é pobre e insatisfatório”. Essas poucas palavras simplificam razoavelmente como o nosso universo é matematizado e a física é uma das ciências que procura deixar bem clara essa evidência.

Inúmeros experimentos têm mostrado que situações comuns de nosso dia a dia obedecem a um incrível rigor matemático, por exemplo: se uma pessoa gasta um tempo t para ir a uma loja localizada a uma distândia d de sua casa, a velocidade média dessa pessoa será dada por v=d/t, logo sua energia cinética média será ½.mv² e nela atuará uma força média dada por F= m.a

Até mesmo outros campos do conhecimento humano utilizam a Física frequentemente, por exemplo: um professor de geografia ao dar uma aula sobre “ilhas de calor” faz menção aos fenômenos físicos da densidade, dilatação, aquecimento, etc.; até mesmo em uma aula de português os alunos só podem observar o quadro devido à reflexão da luz e ouvir as explicações do professor devido às ondas sonoras. Por sua vez, todos esses fenômenos obedecem a rígidas leis matemáticas.

A física estuda todos esses “fenômenos naturais”. Não somente em nossos simples atos como também as formas de aplicá-los industrialmente. Embora não haja uma definição exata para “a ciência física” desde já podemos perceber sua extrema importância. Diante dos exemplos dados até aqui e de todas as evidências que aparentemente apontam a linguagem matemática que constituí o mundo surge uma dúvida: será que no começo era mesmo o verbo, ou será que era o número?

Nenhum comentário:

Postar um comentário