Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: A Europa do século XIX

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Europa do século XIX


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A

Constantemente em História ouvimos falar de muitos países europeus, como Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, etc. Atualmente a maioria desses países são republicanos, mas será que eles sempre foram assim? Facilmente deduzimos que não, revisando conceitos sobre feudalismo, migrações, etc.

No século XIX, a Inglaterra já encontrava-se unificada e a sua forma de governo era a monarquia parlamentar, na qual "o rei reina, mas não governa"; a França estava passando por dificuldades econômicas devido à Guerra Napoleônica e enfrentava muitos movimentos populares. Nesse período, a Alemanha e a Itália ainda não eram "países" e sim vários Estados fragmentados com governos independentes, entretanto, várias ocorrências nesse agisto período da história européia contribuiu para a unificação de ambos. No século XIX, a futura Alemanha era formada por vários Estados independentes, cuja hegemonia era disputada pela Áustria e pela Prússia; a Itália era formada por quatro reinos, sendo o mais importante o reino de Piemonte.

Na Alemanha, a disparada da Prússia na liderança e sua participação em diversas guerras contribuíram muito para a unificação, principalmente após a nomeação do primeiro ministro Bismarck; a Itália enfrentou forte oposição da Igreja Católica, pois o Papa governava despoticamente um dos reinos italianos, mas os fatores externos também influenciaram a unificação italiana. Muitas manifestações artísticas do século XIX estiveram diretamente relacionadas à burguesia, classe que influenciou muito os movimentos dessa época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário