Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A
Quem foram os bárbaros? Aliás, o que se entende por bárbaro? Geralmente entendemos por bárbaro aquele indivíduo bruto, violento, etc.; mas alguém já parou para se perguntar de onde vem essa nomenclatura?
Na época do Império Romano, bárbaro era todo povo que não era romano e não falava latim, sua origem ainda é discutível, mas eles têm forte influência nos nossos dias atuais. Na época de crise do Império Romano, alguns bárbaros entraram para o exército romano e chegaram a ocupar altos cargos militares; esse episódio ficou conhecido como “barbarização”. Foram também os bárbaros que puseram fim ao Império Romano do Ocidente, pois quando estes invadiram Roma, ela estava fragilizada por diversos fatores (crise do escravismo, guerra civil, etc.), portanto, não resistiu. Desse contato de Roma com os bárbaros originou-se o chamado Feudalismo, marcado principalmente pelas relações servis entre servo e senhor feudal e forte influência medieval da Igreja Católica.
Deixando um pouco de lado todo esse aspecto de guerras que envolveram os bárbaros, também podemos citar fatores positivos, por exemplo, Carlos Magno, um dos grandes reis bárbaros, investiu muito na educação. Foram os bárbaros também que trouxeram a nós a cultura do salame. Estudando a fundo os povos bárbaros, percebemos que aquele velho ditado popular é verdadeiro: “Nunca julgue um livro pela capa (ou pelo nome)”, pois se os bárbaros são mesmo “bárbaros”, eu sou um tremendo selvagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário