A epidemia do ano de 2008 é a dengue, que é uma virose causada pela picada do mosquito aedes aegypti. Essa epidemia geralmente ocorre no verão, durante ou após períodos chuvosos.
Existem duas espécies de mosquitos: aedes aegypti ou aedes albopictus, que picam durante o dia. Mas tem também o mosquito comum que é o culex, que pica durante a noite.
Há pessoas que não se conscientizam que a prevenção se faz com o combate ao mosquito em sua fase de larva, então se deve evitar deixar água parada em pratos de vasos de plantas, em pneus jogados nos terrenos baldios e nos quintais; devem-se deixar as caixas d’água tampadas, pois o mosquito prefere águas limpas. Devem-se eliminar os focos de risco para que eles não se transformem em criadouros do transmissor. O lugar que o mosquito mais pica é no calcanhar, pois ele fica a até 80 cm do chão. Dores de cabeça, febre elevada, dores no corpo e manchas avermelhadas pelo corpo são sintomas de dengue. A dengue hemorrágica, na maioria das vezes, ocorre na segunda contaminação. Outro sinal de dengue que pode ocorrer são sangramentos no nariz e gengivas. As crianças são as que mais estão com dengue. A dengue não escolhe se a pessoa é rica ou pobre e uma pessoa não transmite para a outra.
Se as pessoas perceberem o quanto é importante não deixar água parada, poderão evitar a epidemia e, em alguns casos, evitar a morte.
Jéssica Tatiana Moreira Rezende, 3A
Nenhum comentário:
Postar um comentário