Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O perigo do álcool e das drogas

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O perigo do álcool e das drogas


Um fato que aconteceu com uma amiga minha, uma história dela

Bom, tudo começou numa festinha, saí com os meus amigos apenas para divertir. Ao chegar lá, me deparei com vários tipos de bebidas. Por influência dos meus amigos, provei o primeiro gole, não gostei muito, mas eles disseram que se eu não bebesse, não seria mais sua amiga; então bebi.

Aos poucos, achei legal e fui bebendo copos e mais copos de bebidas; no começo, era apenas isso, mas de repente, me vi em uma roda de amigos que estavam fumando vários tipos drogas. A burrice foi tão grande que comecei a me envolver também, foi mais forte do que eu, pois não sabia das conseqüências no final de minha vida.

Usava diariamente, pois me sentia mais ligada ao mundo, mais feliz, mais capaz de fazer coisas que sem a droga eu não faria. Sempre achava que poderia parar quando quisesse, mas não deu certo. Nunca admitia que já tivesse virado uma viciada.

Meu dinheiro era todo para as drogas, perdi meu emprego e minha casa, vendia minhas coisas para comprar drogas e, aos poucos, fiquei sem nada, então, para sustentar o meu vício comecei a roubar e a me prostituir.

Quando matei uma pessoa para conseguir dinheiro, eu me dei conta do que estava fazendo. Então, pela primeira vez, fiquei um dia sem usar qualquer tipo de droga. Ficava louca, batia nas paredes e quase me matei por não ter drogas para usar.

Então uma amiga minha viu aquela infeliz cena e me levou para uma clínica de dependentes químicos, onde estou agora, escrevendo, este depoimento.

Aqui é maravilhoso, conheci várias pessoas que passaram pelos mesmos problemas que eu. Hoje estou há quase dois meses sem usar drogas, e agora sei que fui dependente de drogas das mais pesadas possíveis e estou me recuperando. Agradeço a Deus todos os dias por ter uma amiga como aquela, que me ajudou a me recuperar.

É fácil concluir que nenhuma dependência compensa. Por mais difíceis que sejam certos momentos da vida, a solução está em nós mesmos, e esse caminho é insubstituível. Mas é certo que uma conversa franca e sincera com amigos jovens e adultos, pais e colegas, pode ser muito importante. Outras vozes são necessárias e também a ajuda de profissionais como médicos e psicólogos. Cada dificuldade enfrentada aumenta nossa segurança pessoal, tornam a vida e as relações com as pessoas ainda mais valiosas.

Joice Flaviane Augusto, 2C

Nenhum comentário:

Postar um comentário