Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: A situação da educação no Brasil

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A situação da educação no Brasil


As escolas públicas são muito pouco equipadas para que os alunos de baixa renda, que estudam nestas escolas, tenham uma boa formação. Para piorar um pouco, há também, nessas mesmas escolas, professores bastante mal preparados e mal capacitados para que instruam bem os alunos, com isto, também existe a pressão das superintendências de ensino que dão prêmios aos diretores que em suas escolas tenham índice de aprovação alto, ou seja, o governo também pressiona.

Há casos em que alunos chegam ao terceiro ano do ensino médio sem saber ler direito. Em algumas escolas há diretores que são indicados por prefeitos, ou seja, “têm as costas quentes” e conseguem assumir o cargo de forma ilegal, sendo que não há fiscalização, e exercem o cargo por bastante tempo. Se esses diretores ajudassem a escola e os alunos, pelo menos, não seria tão ruim.

Um outro problema são as drogas, pois alunos consomem e chegam até a vendê-las na escola. Isso deveria ser encarado como um dos principais problemas, mas só fingem que estão tomando providências.

Os governadores deveriam tornar a educação uma prioridade e, portanto, equipar e profissionalizar melhor os professores; e deveriam abrir um órgão de fiscalização que funcionasse.

Leandro Luiz Siqueira Coelho, 3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário