Por Pablo Henrique de Oliveira Nascimento, 3 reg 3
"Tempos Modernos" é um filme icônico estrelado por Charlie Chaplin, lançado em 1936. Ele apresenta uma crítica social e uma sátira ao crescente industrialismo e à modernização das fábricas, com foco especial na desumanização dos trabalhadores em meio à produção em massa. Chaplin, que interpreta o personagem conhecido como "o Vagabundo", luta para sobreviver em um mundo industrializado moderno, enfrentando as adversidades de forma icônica.
Por outro lado, a Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação dedicado a criar sistemas que podem realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisão e tradução de idiomas. A IA moderna já permeia vários aspectos da vida diária e do trabalho, desde assistentes inteligentes até de reconhecimento em plataformas de streaming e muito além. Embora “Tempos Modernos” não aborde a Inteligência Artificial diretamente, pois o conceito como conhecemos hoje não existia na época, o filme e a IA compartilham um tema comum: as implicações da tecnologia na sociedade e no trabalho.
Enquanto o filme explora os efeitos da industrialização e da mecanização do trabalho, as discussões atuais sobre IA giram em torno de questões como automação do trabalho (perda de empregos, ética na IA e o futuro do trabalho em uma era cada vez mais dominada pela tecnologia). Portanto, pode-se argumentar que "Tempos Modernos” foi profético ao destacar preocupações que permanecem relevantes na era da IA, especialmente no que diz respeito ao impacto da tecnologia no emprego e na sociedade. Ambos levantam questões importantes sobre como a humanidade deve navegar os benefícios e desafios apresentados pelo avanço tecnológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário