Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Coluna “Comunidade Surda”

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Coluna “Comunidade Surda”

 Coluna


A importância de libras na sociedade


Para que eu consiga explicar a importância da Libras de forma completa, preciso falar como era antes da Libras ser uma Língua oficial dos surdos, embora não seja considerada língua oficial do Brasil.

Durante muito tempo, os surdos eram vistos como pessoas inferiores ou menos capazes e, em casos mais extremos, eram condenados à morte. Mesmo em meio a tanta discriminação, Sócrates, filósofo grego, no ano de 360 a.C afirmou ser aceitável que os surdos se comunicassem através de gestos com as mãos e o corpo. Tempos depois, entre o ano 354 - 430 d.C, a igreja católica dizia que as pessoas eram surdas, pois os pais precisavam pagar pelos pecados, mas St. Agostinho apresentou a mesma visão que Sócrates, considerando que tal comunicação seria um recurso para a salvação da alma. 

O reconhecimento da Libras como língua oficial de sinais do Brasil se tornou realidade apenas em 2002, com a lei 10.436. Essa é uma das conquistas mais importantes da comunidade surda brasileira. Com isso, o ensino e a divulgação da Libras ficou mais presente na sociedade.

Atualmente é um direito do surdo ter acesso a cinema, teatro, shows, museu, entre outros, como materiais acessíveis em Libras e intérpretes. Diferente do que muitos pensam, a Libras é uma língua e tem sua gramática, sintaxe e semântica bem definidas, com características próprias que a diferenciam do português. Na Libras, não se usam artigos, preposições ou conjunções porque já estão incorporados no sinal; a estrutura da frase é flexível, podendo ser sinalizado em ordem diferente do português ou não, vai depender da frase; e também quando se está sinalizando, usa-se o conjunto de expressão facial que indica se a pessoa está afirmando, questionando e também o que está sentindo. A língua de sinais brasileira é muito importante, pois é uma forma de comunicação entre os surdos e os ouvintes, valorizar e reconhecer a cultura surda e também garantir a identidade para que os surdos sejam notados na sociedade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário