Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Diferenças

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Diferenças



Mais de sete bilhões de pessoas habitando uma imensa "bola" composta por água, terra, minerais, flores, animais e alguns outros "ingredientes". Vários continentes, centenas de países, milhares de cidades. Tudo isso ilustra a vastidão da tão preciosa Terra, que orbita num sistema composto por outros imensos planetas, que está inserido na Via Láctea, uma galáxia que é miseravelmente pequena se comparada a outras no universo. Tudo é muito vasto e, ao mesmo tempo, muito minúsculo. Uma coisa é inevitável, as diferenças são inegáveis e prevalecem para o bem comum.
Homem, mulher, homossexual, negro, branco, pardo, alto, baixo... Tantas derivações feitas a partir de um cenário comum: o corpo humano. Infelizmente, numa sociedade tão evoluída e diversificada reina um problema sério, o preconceito.
O preconceito nada mais é que o julgamento anterior a algo ou alguém, que é expresso revestido de palavras ofensivas e maus sentimentos. Infelizmente, a todos os momentos essa situação pode acontecer; seja numa sala de aula, num transporte público ou até dentro de casa, o desrespeito pode acontecer. Embora existam leis que reforcem a igualdade (como a Constituição, que diz "Todos os homens são iguais perante a Lei"), a indiferença é constante e extremamente prejudicial. Seja na recusa de emprego para um negro, no discurso de ódio contra um homossexual ou nos xingamentos despejados contra um religioso, o preconceito está lá, intrínseco e prejudicial.
Não há uma receita básica para acabar com o preconceito de uma forma rápida, uma vez que ele é um mal social e que atravessa gerações. Cabe a cada um se policiar, os legisladores devem investir na igualdade dos seres, pode-se criar uma parceria entre família e escola, para que essas falem uma mesma "língua", criando uma forte unidade para extinção do impasse. Sobretudo, policie-se! Muitas vezes opiniões e achismos podem estar oferecendo ódio a seu semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário