Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Tudo passa

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Tudo passa

POR CAMILA GONÇALVES TEODORO, 3.2


Falar sobre suicídio, mesmo nos dias de hoje, é uma dificuldade muito grande. O tema ainda é um tabu que precisa ser quebrado para que as pessoas se abram mais para reflexões e discussões. Buscar a morte como refúgio para os problemas é algo muito sério, principalmente considerando que essa é a segunda maior causa de mortes e, com um agravante: na faixa etária dos 15 a 29 anos.
Em algumas culturas, como a japonesa, o ato de tirar a própria vida é considerado uma forma digna para fugir de alguns contextos, mas, no Brasil, a preocupação é a valorização da vida, que busca mostrar que existem outras maneiras de vencer a depressão, o alcoolismo e o uso de drogas, as dificuldades financeiras e familiares, a baixa autoestima, e todos os outros motivos que levam alguém ao suicídio.
Existe o Centro de Valorização da Vida, que presta apoio voluntário para os que precisam de ajuda, precisam, às vezes, de nada mais que apoio e um pouco de conversa para aliviar tudo o que sentem e aprisionam dentro de si em silêncio. Para isso, basta Ligar 141. Vale lembrar que a maioria dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas ao redor conseguissem identificar um comportamento suspeito e tentassem evitar que o pior acontecesse.
Por mais que as coisas estejam difíceis, complicadas e a vida pareça perder o sentido, lembre-se de que isso vai passar e a vida continua e é o bem mais precioso de que o ser humano pode desfrutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário