Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O problema do suicídio

terça-feira, 19 de setembro de 2017

O problema do suicídio

POR AUGUSTO DE BARROS PEREIRA CONDÉ, 2.6


No Brasil, o suicídio é uma das causas de morte mais recorrentes, estando em segundo lugar em quantidade de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. No país, segundo a OMS, ocorreram 804 mortes vítimas de suicídio em 2014. Além disso, a cada três segundos, uma pessoa tenta cometer suicídio. 
Qual o motivo de termos números são alarmantes? E por que isso quase nunca é divulgado pelas grandes mídias? Quais os motivos que levam uma pessoa a tirar a própria vida? É correto afirmar que muitos desses casos não ocorreriam se essas pessoas conseguissem alguma ajuda, seja ela médica familiar ou de colegas. 
Para a maioria das pessoas, grande parte dos motivos que levam alguém ao suicídio são bobos. Muitos diriam que “é apenas falta do que fazer”, mas elas não conseguem entender o que se passa na cabeça de cada um, apenas julgam as pessoas que o fazem, muitas vezes apenas confundindo e atormentando mais ainda seus pensamentos. 
Sendo assim, é preciso sempre fazer um apelo pela vida às autoridades, para que pessoas que precisem se abrir com alguém ou precisem de qualquer ajuda, a tenham. Mas isso não cabe apenas às autoridades, cabe também à família perceber quando um dos integrantes está com problemas sociais e oferecer ajuda, para entender o motivo que está levando a tal descontentamento.
Mesmo que essas ações pareçam simples, elas podem salvar muitas vidas, já que muitas dessas pessoas só estão precisando de carinho, um pouco de atenção, em um momento em que qualquer coisa pode ferir profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário