Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: A obscuridade do ato de comprar

terça-feira, 15 de agosto de 2017

A obscuridade do ato de comprar

POR JOÃO VICTOR MATIAS DE CASTRO AMBRÓSIO, 3.1


Atualmente, muitas pessoas adquiriram o mau hábito de fazer compras e se tornaram as chamadas consumistas. As revoluções industriais, que são responsáveis por maquinofaturar a maior parte da produção de bens, a evolução dos meios de comunicação e a criação do cartão de crédito são fatores principais na formação de uma ideologia comunista.
A partir da criação das indústrias, muitos produtos passaram a ser produzidos em maiores quantidades devido à rapidez das máquinas. O maquinário substituiu muitos trabalhadores, diminuindo, assim, o custo da produção e o preço dos produzidos. Dessa forma, algumas pessoas ganharam mais poder de aquisição e outras o perderam.
As indústrias cada vez produziam mais até que os bens não podiam ser consumidos, gerando a crise da superprodução nos EUA. Um dos métodos usados pelo governo norte-americano para solucionar o problema foi a criação do cartão de crédito, o qual deu ao povo um falso poder de compra.
Os meios de comunicação como a rádio e a televisão desempenham papel importante na implantação da ideologia de consumo. Eles têm de divulgar os novos produtos de maneira apelativa, influenciando as pessoas a irem às compras. A mídia, também por meio de filmes e novelas, influencia o consumo, pois objetos que celebridades usam, por mais supérfluos que possam ser, são adquiridos pelos telespectadores, porque esses produtos passam a fazer parte da moda.
Diante dos fatos supracitados, é perceptível que o consumismo foi importado e até os dias atuais vem sendo ampliado, mesmo que já tenha tomado grande proporção no mundo. A situação é alarmante e precisa ser modificada. Os governantes podem limitar rigidamente a aquisição do setor secundário da matéria-prima e proibir a propaganda de bens supérfluos. Os educadores podem instruir frequentemente os alunos a repensar o consumo e a desenvolver uma consciência ecológica. Assim, teremos a chance de contra-atacar o consumismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário