As pessoas que sobrevivem nas ruas todos os dias passam por dificuldades. Uma das mais preocupantes é o medo da violência gratuita que sofrem quando algumas pessoas sem compaixão os agridem ou humilham.
Moradores de rua chegam a essa condição pelos mais diversos motivos: desentendimentos com familiares, miséria, e um dos mais comuns são as drogas.
O morador de rua é uma vítima da sociedade, que não olha pelos menos favorecidos, e se vê preso num círculo vicioso: sem casa não consegue emprego, e sem emprego não pode ter uma casa.
Muitos, na luta pela sobrevivência, cometem crimes, como pequenos furtos, ou trabalham em condições sub-humanas, coletando lixo para reciclagem durante várias horas e, no fim do dia, recebem um valor que mal lhes garante um prato de comida.
Graças a trabalhos sociais de instituições religiosas e ONGs, essas pessoas conseguem uma qualidade de vida um pouco melhor, recebendo alimento, roupas e agasalhos, e nos fazendo acreditar que ainda tem uma esperança de se reerguer e ter uma vida normal.
Vanessa Rodrigues Teixeira, 3.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário