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terça-feira, 5 de agosto de 2014

Persuasão das propagandas

Por Andreza Cristina Siqueira Coelho – 3.2

O marketing atual está baseado em campanhas publicitárias, ou seja, em propagandas, que tentam controlar o público para uma maior venda de produtos.

O sistema de mercado (marketing) originou-se nas guerras a fim de combater os inimigos. De certo modo, esta estratégia não mudou. Empresas estão em constantes guerras midiáticas para combater o sucesso de seus concorrentes. A cada momento, as propagandas vão se inovando com o objetivo de conquistar mais consumidores e, as mesmas, utilizam meios para chamar atenção de seu público-alvo, tais como: sons, que remetem a determinada empresa; imagens e cores, que despertam os sentidos do público e, as mensagens subliminares.

Desenvolver a imagem de uma marca não é assim tão fácil. Anos e anos são necessários para a construção da mesma. Por exemplo, a Coca-cola, que é uma das multinacionais com maior sucesso, trabalhou muito bem a sua marca. A empresa associou o natal ao seu produto, de forma que a cor da roupa do papai-noel remetesse a cor da embalagem de seu produto e não é só isso, quando esta empresa é atingida por concorrência desleal ao invés de falar mal da organização que a atingiu, ela realça seus próprios pontos fortes.

Outro assunto a ser tratado são as mensagens subliminares, que por sinal são proibidas, mas continuam a serem utilizadas por algumas empresas de forma discreta. O primeiro caso registrado de mensagens subliminares foi em um cinema estadunidense, onde passava uma frase durante um filme: “Beba Coca-cola e come pipoca!”. Ao final da exibição do filme a maioria das pessoas cumpriu o que a frase falava, uma das causas deste sistema ser proibido nas propagandas.

Dado o exposto, as empresas manipulam de variados meios a população e assim, os consumidores se transformam em máquinas que dão dinheiro, e isto somente. 

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