A resposta desta pergunta causa muito conflito de opiniões, porque não dá para apontar o mais eficiente. Ambos apresentam falhas e sempre que este assunto entra em debate, os mesmos argumentos acabam aparecendo: “o capitalismo causa muita desigualdade”, “o socialismo tira a autonomia das pessoas”, entre outros. Argumentos que você certamente já ouviu. E, contudo, ninguém consegue provar a superioridade de um ou de outro.
Eu não acredito que separadamente um é melhor di que outro, mas se eles trabalharem juntos, em função de um novo método de trabalho, seria possível obter um ótimo resultado.
Se as pessoas tivessem autonomia para escolher abrir seu próprio negócio, sem interferência do Estado, enfim, não precisar consultar o governo para tomar suas próprias decisões e, em contra partida, todos tivesses chances iguais em educação e saúde, teríamos um país melhor. Com chances iguais para todos, o Brasil seria mais justo, haveria um estímulo de competição e progresso.
O debate para descobrir se o socialismo é melhor que o capitalismo sempre vai existir, mas eu não vejo superioridade em um ou em outro. Juntos eles se tornam um: completo e eficiente.
Eduardo Tonussi Ferreira, 3.14
Nenhum comentário:
Postar um comentário