Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Unificação da Alemanha

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Unificação da Alemanha

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 2.8

Esta organizada em uma Confederação composta por mais ou menos 300 Estados, as decisões eram tomadas em uma Assembleia localizada em Frankfurt. Os estados mais fortes eram a Áustria e a Prússia.

A política adotada pelos Estados alemães foi a liberal, com isso cria inúmeros distritos industriais e traz grande desenvolvimento a Prússia. Neste tempo Bismark, ministro prussiano, viaja pelos outros Estados e começa a perceber um sentimento nacional alemão, as pessoas de diferentes Estados tinham culturas parecidas.

Bismark vê na guerra com outros países o elemento fundamental para a unificação de toda a Confederação e assim formando um novo país, o Império Germânico. Bismark envolve a Prússia em um conflito contra a Dinamarca, a Áustria (grande país da Confederação alemã) e a França (inimigo dos países alemães), fazendo com que diversos Estados se unam para ganhar as guerras.

Ao final das guerras, a Prússia sai vitoriosa (anexando diversos Estados germânicos e inclusive partes da Áustria) e declara a criação do Segundo Império Alemão (II Reich) na sala dos espelhos do Palácio de Versalhes, na França. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário