Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Mim

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mim


Por Carla Sheyesllen Ribeiro Alves – 3B

É um erro frequente no jeito de falar e de escrever quando o assunto é o pronome MIM.

Muitas pessoas usam errado esse pronome porque acham mais fácil, ou mais certo, ou por desatenção, dizer e escrever "Para mim fazer", etc.

Quando se conjuga um verbo usamos os pronomes pessoais retos e não os oblíquos, por exemplo, "eu faço". "Para mim fazer" está errado, então, ficaria "para eu fazer".


ERRADO                    CERTO
Para mim comer           Para eu comer
Para mim ler                 Para eu ler
Para mim estudar          Para eu estudar

Usamos o MIM depois do verbo como objeto e se usarmos antes parecerá um índio falando.

OBS: Todos nós dizemos "pra", que de forma oral podemos usar, mas esta palavra na escrita é também considerada um erro grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário