Quem nunca levantou de manhã com pensamento negativo e pensou em agir errado? Nem nunca pensou em mandar tudo para o espaço e começar a cometer atrocidades? Por que será que às vezes temos a sensação de que está faltando alguma coisa mesmo quando tudo parece estar em ordem? Perguntas como essas parecem não ter respostas, embora todos nós as conheçamos.
Para os taoístas (seguidores da filosofia de Laotse) o universo é regido por duas forças opostas que, atuando conjuntamente, fazem dele um lugar perfeito. Essas forças são: Yin, que é princípio frio, obscuro, feminino; e o yang, que é o princípio quente, luminoso, masculino.
Como se pode ver, essas duas forças são opostas, mas devem trabalhar juntas para que tudo esteja em harmonia, caso contrário as coisas se desiquilibrarão, por exemplo: uma pessoa muito yin poderá tornar-se egoísta e sem escrúpulos, ao passo que uma pessoa muito yang poderá ser tão boa que os demais certamente se aproveitarão dela.
O yin e o yang estão presentes em cada pessoa que, para conseguir pleno bem estar físico e emocional, deve trabalhar as duas forças juntas, visando sempre a atingir o equilíbrio entre o yin e o yang, sendo muito recomendadas a meditação pessoal e a prática do Tai-Chi.
Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário