Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Galileu Galilei: gênio ou herético?

terça-feira, 3 de março de 2009

Galileu Galilei: gênio ou herético?


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 3B

Galileu Galilei é considerado um dos “investidores” da Física por seus grandes trabalhos. Vindo de uma família pequeno-burguesa, foi inicialmente encaminhado para a medicina, mas acabou interessando-se pelas ciências. Com base no método científico, Galileu examinou um grande número de fenômenos, revolucionando os conceitos físicos de sua época. Uma dessas revoluções foi a defesa do sistema heliocêntrico, publicada em sua obra “Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo”, o que causou uma grande polêmica, pois na época vigorava o sistema geocêntrico de Ptolomeu.

O tumulto de sua obra foi tanto que, para não ser queimado vivo, Galileu foi obrigado a assinar uma confissão perante o Tribunal da Inquisição renegando suas idéias. Veja a seguir a carta escrita por Galileu, na qual ele nega suas idéias:

Eu, Galileu Galilei (...), sendo trazido pessoalmente a julgamento e ajoelhado diante de vós, Emerentíssimos e Reverendíssimos Lordes Cardeais Inquisidores Gerais da Comunidade Cristã Universal contra a depravação herética, tendo diante de meus olhos o Sagrado Evangelho, que toco com minhas próprias mãos, juro que sempre acreditei e, com a ajuda de Deus, acreditarei no futuro, em todo artigo que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana mantém, ensina e prega. Mas, por ter sido ordenado, por esse conselho, a abandonar completamente a falsa opinião que mantém que o sol é o centro e imóvel, e proibido de manter, defender ou ensinar a referida falsa doutrina de qualquer maneira... Estou desejoso de remover das mentes de Vossas Eminências, e de todo cristão católico, essa veemente suspeita acertadamente mantida a meu respeito, portanto, com sinceridade de coração e fé genuína, eu abjuro, maldigo e detesto os referidos erros e heresias e, de modo geral, todos os outros erros e seitas contrários à referida Santa Igreja; e juro que jamais no futuro direi ou asseverarei seja o que for, verbalmente ou por escrito, que possa motivar uma suspeita similar de mim; (...) Mas caso aconteça, que eu viole qualquer de minhas promessas, juramentos e protestos citados (que Deus evite!), eu me sujeito a todas as dores e punições decretadas e promulgadas pelos sagrados cânones e outras constituições gerais e particulares contra delinquentes dessa descrição. (...)

Essas palavras forçadas do eminente cientista nos dão uma idéia da dor que ele deve ter sentido. Por trás dessas palavras pode-se perceber a dor e o sofrimento de alguém obrigado a negar suas próprias crenças. Apesar de ter assinado a declaração, Galileu foi condenado a degredo perpétuo em sua casa e morreu completamente cego, deixando-nos sua obra “Duas novas ciências”, na qual são expostas as bases da futura mecânica física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário