Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Um exercício da dignidade cidadã

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Um exercício da dignidade cidadã

 Por Allyson Gabriel de Castro, 2 REG4

Um exercício da dignidade cidadã


A tolerância é um valor fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, baseando-se na capacidade de aceitar as diferenças individuais. Através dela que provemos a convivência entre os indivíduos, mesmo diante de visões de mundo distintas.


Em sua obra "Sobre a paz perpétua", o filósofo alemão Immanuel Kant defendeu a importância da tolerância como um princípio necessário para alcançar a paz entre as nações. Segundo Kant, a tolerância é a única forma de evitar conflitos baseados em diferenças e garantir a coexistência entre os povos. Ele acreditava que, ao aceitar as opiniões e crenças dos outros, superam-se os preconceitos e constrói relações mais harmoniosas.


A ideia de Kant se aplica não apenas às relações internacionais, mas também cotidianas. A tolerância é essencial e inclusiva a todos os âmbitos da vida social, seja na escola, no trabalho, na comunidade ou na família. Ela nos convida a ouvir, compreender e entender os pontos de vista diferentes dos nossos, mesmo quando não concordamos com eles. Isso se chama respeito e é um exercício da dignidade cidadã.


A tolerância nos ajuda a superar estereótipos e preconceitos, criando espaços mais acolhedores para todos ao abraçarmos a diversidade e vencermos a pluralidade de perspectivas, assim, somos capazes de construir um mundo mais justo e igualitário.


No entanto, a tolerância não é um caminho fácil, pois requer determinação, educação e empatia. Precisamos estar dispostos a questionar nossos próprios preconceitos e abrir nossas mentes para novas ideias. Devemos buscar o diálogo, o entendimento mútuo e a procura por soluções sobressaltadas diante dos Conflitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário