Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: A origem do Gol Olímpico

sexta-feira, 17 de junho de 2016

A origem do Gol Olímpico

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1

Os amantes dos esportes sempre têm curiosidade em saber a origem dessa cultura e, ao aprofundar os estudos, acabam descobrindo fatos históricos muito interessantes. 
No futebol, por exemplo, há o chamado Gol Olímpico, que é capaz de levar um estádio inteiro à loucura. A origem desse gol está em 1924 e o primeiro jogador de futebol que marcou o gol foi o ponta esquerdo argentino Cesário Onzari. O lance ocorreu no dia 2 de outubro de 1924, no Centro Sportivo Barracas, em Buenos Aires. As seleções da Argentina e do Uruguai se enfrentavam e Cesário cobrou o escanteio em curva, fazendo o gol direto, que meses atrás não era considerado válido pela FIFA, a qual determinava que o time que sofreu o gol cobrasse o tiro de meta, dando sequência normal à partida.
A Argentina venceu jogo por 2 a 1, mas foi o Uruguai que se sagrou campeão das Olimpíadas daquele ano, que estavam sendo disputados na França. E, para ironizar a conquista da Celeste, os argentinos batizaram o lance de Gol Olímpico, pelo fato de ter sido em cima dos campeões olímpicos. Já em Portugal o lance é chamado de "golo direto de canto".
O "troco" uruguaio veio nas olimpíadas seguintes: no ano de 1928, na Holanda, a Celeste conquistou o bicampeonato ao bater a Argentina na final, feito que veio a valer o apelido de Celeste.
Outro ponto importante que não deve ser esquecido é o fato do ex-jogador de futebol, ídolo da torcida do Clube de Regatas do Flamengo, Dejan Petkovic, ser o artilheiro com maior número de gols olímpicos da história, tendo feito oito gols em partidas oficiais. Petkovic revolucionou o futebol brasileiro com sua técnica de jogo única e por seu futebol-arte típico dos anos 80. Ele se destacou entre os jogadores brasileiros. Seu futebol lhe rendeu muitos frutos, como ter sido homenageado na calçada da fama do Estádio do Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário