GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE BARBACENA
Por Wanderson Fernandes da Silva
Assembleia realizada no dia 09/06/2016 |
Servidores públicos de Barbacena, em assembleia realizada no dia 9 do mês de junho, decidiram pela continuidade da greve, que ocorre desde 28 de abril.
Durante a assembleia, servidores públicos determinaram a continuidade da greve, pelo não cumprimento do dever do atual prefeito da cidade, Toninho Andrada. O mesmo realizou o pagamento de alguns servidores públicos municipais, deixando de fora o pessoal da Educação, que não recebeu seu pagamento no último dia útil. Grevistas decidiram não retomar as suas atividades enquanto não houver uma proposta concreta para acerto de pagamentos atrasados e outros assuntos, pois prefeito descumpre uma ordem judicial a qual termina que não poderia haver corte de ponto. Em nota, a prefeitura do município diz que não vai haver negociação enquanto não forem retomadas as aulas da rede municipal.
Pais de alunos matriculados em escolas que aderiram à greve indagaram sobre a situação de seus filhos, obtendo como resposta que todas as aulas perdidas serão repostas e que eles não sairão prejudicados.
Mário Márcio Quadros na assembleia do último dia 9 |
Senhor Mario Márcio Quadros, professor, em entrevista para o Tribuna Estudantil diz: “A greve não é para aumento de salário, mas sim pela busca de nossos direitos”. A greve ocorre pelo não pagamento do 13º salário de 2015 e um terço do de 2014, que é um pagamento exigido por lei para todos os trabalhadores, e ainda, pelo reajuste de 11,67% que o prefeito se nega a pagar.
No dia 13, na cidade de Belo Horizonte, houve uma reunião com os representantes do sindicato dos servidores e do governo municipal. A reunião durou mais de seis horas, estando presentes o Secretário Municipal de Planejamento, Silver Wagner, e o Advogado Geral do Município, Tiago Mota; contando também com a mediação de duas Promotoras, Daniella Arlé e Miriam Costa e a presença do presidente, do advogado do sindicato dos servidores e um representante do comando de greve. O debate em questão era a situação do funcionalismo. Ao término da reunião, foi elaborado um novo entendimento, que será avaliado.
Fonte da informação: Portal da Prefeitura Municipal de Barbacena.
Haverá uma nova assembleia no dia 15 de Junho, quarta-feira.
WANDERSON FERNANDES DA SILVA É ALUNO DO 3º ANO 2. É COLUNISTA DO JORNAL E MEMBRO DA EQUIPE DO TRIBUNA CHANNEL NO YOUTUBE.
Acessem nosso canal no Youtube: Tribuna Channel
Nenhum comentário:
Postar um comentário