Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: ENEM: Verdade ou Consequência?

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ENEM: Verdade ou Consequência?

Conexão Tribuna
Andreza Siqueira
Bruna Adriana
Jacqueline Silva
Laila de Souza
Nathália Vitoretti
Patrícia Carvalho



Devido aos acontecimentos ocorridos no ano passado em relação às redações do Enem, com o tema "Movimento imigratório para o Brasil a partir do século XXI", em que alguns candidatos colocaram uma receita de miojo e o hino do Palmeiras nas redações, este ano a correção das mesmas será mais rígida e os candidatos que cometerem esse deboche receberão nota 0 (zero) em sua redação.

"O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, cuja finalidade é avaliar o aprendizado geral dos estudantes que concluíram o ensino médio, a fim de alcançarem uma vaga nas universidades brasileiras.", relata Nalu T. Martin.

O Conexão tribuna também entrevistou a pedagoga da escola Henrique Diniz.

1)    Andreia, como o Enem contribui para a

aprendizagem dos alunos?

Através das provas do Enem, os alunos conseguem detectar quais conteúdos precisam estudar mais, ou aqueles que ainda restam dúvidas. É o momento de certificar-se do que foi aprendido e necessita-se uma atenção especial. Desta forma, contribui  para os alunos no sentido de direcionar-lhes para um futuro melhor.

2)    Como será feita a correção das redações este ano?

A correção poderá ser corrigida por até três professores, sendo que algumas mudanças ocorrem: a proibição de deboche, a exigência do domínio da norma culta da língua portuguesa. Além do fato de que se houver uma redação com discrepância máxima nas notas, de dois corretores, será preciso a mesma passar pela mão de um terceiro corretor.

3)    Quais os benefícios do Enem para os alunos concluintes do ensino médio?

São muitos os benefícios do Enem para os jovens do ensino médio. Dentre eles, podemos citar o ingresso nas universidades, isto porque muitas delas estão substituindo o vestibular pelo resultado do Enem. O Prouni (Programa Universidade para Todos) que é concedido a alunos que fazem as provas do Exame Nacional, e o Fies (Programa de Financiamento Estudantil), são alguns exemplos de benefícios que os alunos têm ao seu alcance, quando se propõem a fazer as provas do Enem.

Os que se interessarem em participar do Enem 2013, estejam com carteira de identidade em mãos e inscrevam-se. Boa Sorte aos candidatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário