Reportagem: Fernanda Aparecida da Silva Santos
Redação: Mariane Renata do Nascimento
Edição: Ana Caroline da Silva Carvalho
Fotografia: Dayane Amanda da Costa Fagundes
Há três anos existe em nossa escola um jornal chamado Tribuna Estudantil, no qual os alunos publicam seus textos, desenhos, avisos e ainda podem postar todo mês para uma coluna, como a de “História” e a de “Música”.
Fazendo uma entrevista com a professora de Português, perguntamos:
Fernanda: Paula, como surgiu a idéia do Tribuna?
Paula: Eu como Professora de português, sempre quis incentivar a produção de redações de meus alunos. Sempre achei legal quando via escolas que produziam jornais com textos de seus alunos. Mostrei minha idéia ao Felipe (Vice-Diretor, professor de História na época) e ele topou me ajudar. Fizemos então um projeto que nos fizesse gastar o menor valor possível. A escola cedeu o mural e resolvemos fazer um site em um servidor gratuito. Os custos de impressão são por nossa conta, mas vale a pena, é gratificante.
Fernanda: Qual foi a reação dos alunos quando surgiu o Tribuna?
Paula: Os alunos gostaram da idéia, mas eles demoraram a entrar no ritmo. No segundo ano foi melhor o envolvimento deles, acho que por terem visto entrega dos certificados no ano anterior.
Fernanda: Para você, como tem sido o Tribuna nestes três anos?
Paula: Tem sido bom, gratificante. Há vários ex-alunos que continuam enviando seus textos e desenhos. Isso significa que eles gostaram do projeto e sentem falta, já recebemos elogios de pessoas de outras cidades e até de outros estados. Isso é um incentivo para que continuemos nosso trabalho.
Depois disso perguntamos ao Felipe a opinião dele sobre o Tribuna e esta foi sua resposta:
“Acredito que o Tribuna Estudantil foi um dos melhores projetos que já desenvolvemos no Henrique Diniz. Nestes três anos de atividades, pudemos além de conhecer melhor nossos alunos no que diz respeito a seus pensamentos, suas opiniões pessoais, criar um histórico das impressões acerca da escola e de todos os acontecimentos relativos ao ambiente escolar neste período. E melhor, este histórico, documentado inclusive com fotos e vídeos, está disponível a todos na internet. Dessa forma, colaboramos com a sedimentação de uma imagem de muito trabalho ligada a nossa escola. Espero realmente que possamos conduzir o jornal por muitos anos".
Desde o dia 18 de março de 2008 (Aniversário do Tribuna Estudantil), Paula (Professora de Português) e Felipe (Vice-Diretor) têm feito um ótimo trabalho coordenando o Tribuna Estudantil.
Aqui estão algumas fotos do Mural:
Nenhum comentário:
Postar um comentário