Após a exibição do filme “Tropa de Elite 2” pode-se perceber que o maior problema do Brasil é como funcionam os diversos ‘‘sistemas’’ aqui presentes.
O filme mostra de forma direta como o sistema de segurança máxima no Rio de Janeiro está contaminado pela corrupção. Além desse, como não mencionar o sistema de saúde, de educação pública e a política no Brasil?
Como não perceber a corrupção no sistema educacional brasileiro? Pois quem está no ensino público há dez anos, como eu, pode ver claramente o que acontece nesse “sistema”.
Surgem verbas para melhorias nas escolas, mas o que acontece com tantos milhões que ficam sem serem gastos ou que nem chegam ao destinatário certo? Então, percebe-se que somos rotulados como “trouxas”, porque esses milhões saem de nossos pagamentos de impostos, tributos, taxas para o nosso país - tão sistemático – não se quebrar e precisar de empréstimo do “FMI’’.
Quando estamos no período das eleições, dizem que vão melhorar o ensino público, por exemplo. Mas já em seus mandatos os responsáveis pela educação criam provas sem lógica alguma, sem fundamentos e dizem que é para avaliar o estado e seu método de ensino.
Esse erro é de um sistema chamado “democracia”, pois nós os escolhemos, assim vemos que foi um erro. Um exemplo disso que critico é que não aprovei essa tal prova conhecida como PAAE. Houve questões que estavam “incompreensíveis e até mesmo ilegíveis”. Não critico a escola, nem os profissionais do ensino, mas estou criticando esse sistema que é desastroso e sem organização e com o qual, detesto ter que afirmar, eu tenho estado conivente.
Ítalo René Almeida Braz Viveiros, 1.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário