Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: agosto 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

gente eu vou postar toda vez que eu entrar uma frase diferente...

''Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflete'' (Edith Wharton)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O mundo infantil


O mundo não é tão justo. Não como deveria ser. Ainda hoje, existem milhões de crianças e adolescentes que, ao invés de estarem na escola, adquirindo conhecimento, estão nas ruas, trabalhando.

Pessoalmente acho que lugar de criança é na escola. É indiscutível essa afirmação, porém, por necessidade, há uma grande evasão escolar, uma vez que ela precisa abandonar a escola para ajudar sua família.

Além disso, as condições de trabalho são perigosas, agridem a saúde das crianças e as expõem a perigos incalculáveis.

Enfim, criança tem que brincar, se educar e esperar a fase adulta para trabalhar. Quando tudo isso acontecer, poderemos dizer que as coisas estão começando a se ajustar.

Vanessa do Carmo Almeida, 3B

O uso de drogas


O tema que será desenvolvido é a questão do uso de drogas.

Em minha opinião, concordo que isso seja crime, pois assim como o usuário é prejudicado, ele pode prejudicar as pessoas que convivem com ele.

Sem dúvida, a pessoa que faz uso de drogas está acabando consigo mesma, porque o caminho das drogas pode ser um caminho mais fácil, com o qual vendendo pode-se lucrar muito, mas esse caminho muitas vezes só tem passagem de ida e não de volta.

Além disso, as drogas acabam com sua saúde, tanto mental como física. Entretanto o que leva a pessoa, no caso da maioria dos jovens, a seguir esse caminho?

Muitas vezes por acharem que a solução dos seus problemas está ali ou pelo fato da influência dos amigos, pois nas escolas, principalmente nas escolas de cidades grandes, alguns alunos são amedrontados por outros.

Assim, o problema do uso de drogas é um assunto a ser discutido e que merece atenção, pois se todos os jovens seguirem esse caminho, o que será do futuro do país?

Tamara Shirley Natanaele dos Santos, 2A

Apenas leia e reflita


Os dias passam, os anos passam e a cada minuto, segundo que passa, aprendemos algo novo, coisas boas ou ruins.

Com o decorrer da minha vida aprendi muito; aprendi que para sofrer basta se iludir; aprendi que para chorar basta se machucar; aprendi que para amar basta deixar sentir; aprendi que para ser eu mesma basta ser original, não ser igual nem diferente, apenas original; aprendi que um verdadeiro soldado não recua e por esse motivo é nomeado herói; aprendi que para ser lembrado não precisa ter sucesso, apenas ser uma pessoa de valor; aprendi que uma imagem vale por mil palavras, mas nem sempre é verdadeira; aprendi que para saber a verdade não é necessário se precipitar, apenas espere e ela virá; aprendi que a vida, muitas vezes, é injusta; aprendi que a justiça tarda, mas não falha; aprendi que fidelidade e caráter são qualidades e não dons.

Aprendi que não sou minha roupa, que não sou meu cabelo, que não sou minha maquiagem, que a personalidade e o caráter de uma pessoa são valorizados. Aprendi que não é necessário ser louca, apenas ser eu mesma e que posso e sou capaz de fazer a diferença, assim como você. Aprendi que a sinceridade é a ponte para o idealismo, que mudar não é deixar de ser quem você é e sim acrescentar o que falta, que é nos fracassos que temos grandes lições. Aprendi que demonstrar o que sentimos não é vergonhoso e sim um bem para nosso interior; então, quando tiver vontade de gritar, grite; quando tiver vontade de chorar, chore; se tiver vontade de xingar, então xingue; você não estará sendo louco ou louca, apenas estará purificando seu interior.

Não seja diferente ou igual, seja original. Não diga que está com ódio, pois ódio é uma palavra muito forte, se fosse bom de sentir, ele seria vermelho tal como o coração, então não diga que sente ódio, apague de sua vida aquilo que te faça pensar que você sente esse ódio. Viva por você, lute por você, mas lute com honra, e assim terá glória.

Enfim, "na vida temos vários obstáculos a serem superados, um deles é que nos leva a amar, então quando for superá-lo, lembre: amar é fundamental!"¹

¹ Autor desconhecido.

Jéssica Geyse Dias Damasceno, 2B

Reforma na escola


Desde o dia primeiro de junho, está havendo um reforma na Escola Estadual "Henrique Diniz". Com certeza ela vai melhorar muito o estado da escola. Esta reforma já teria de ter sido feita há muito tempo. E, com o perdão das palavras, a escola estava e está um "lixo". Mas provavelmente, e espero que sim, isso vai mudar.

Porém, desde que começou a reforma, os alunos têm reclamado muito, principalmente os das salas 12, 13, 14. O barulho feito é insuportável, não dá para se concentrar nas aulas e nos estudos. Além disso, os serventes e pedreiros não têm um pingo de respeito para com os alunos. Aqueles homens da obra ficam olhando para as meninas, invadindo nosso espaço de liberdade. Fumam e nós somos obrigados a fumar com eles (fumantes passivos). Além disso, conversam muito alto, e nós alunos prestamos mais atenção na conversa deles do que na explicação do professor. No mês de julho houve apenas provas, então aí é que os barulhos duplicaram. Como nos concentramos numa prova, com tanto barulho? Não sei. Quem sabe nosso diretor nos explique.

Fernanda Aparecida da Silva Santos, 2B

Inscrições UFMG e UFV

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011 da UFMG. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de setembro pelo site http://www.ufmg.br/copeve/site/index.php#-1 
Só poderão fazer o vestibular aqueles que se inscreveram no ENEM, já que o mesmo será usado como a 1ª fase deste vestibular.

Também já estão abertas as inscrições para o vestibular da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Façam suas inscrições pelo site http://www.copeve.ufv.br/ até dia 24 de setembro.
Aproveitem! Façam suas inscrições e arregacem as mangas!

Grande abraço.
Professora Paula

Pedido de isenção da taxa de inscrição da UFSJ

Atenção, 3º ano!! De 1º a 24 de setembro, estará aberto o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2011 da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei).
Aproveitem esta oportunidade.
Abraço a todos.
Professora Paula

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Jogo de História

Interessante jogo da Coquetel sobre História (clique em "Personagens da História")

Dica da Ana Caroline Silva Carvalho, do 2B.

domingo, 22 de agosto de 2010

Inscrições UFMG e UFV

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011 da UFMG. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de setembro pelo site http://www.ufmg.br/copeve/site/index.php#-1
Só poderão fazer o vestibular aqueles que se inscreveram no ENEM, já que o mesmo será usado como a 1ª fase deste vestibular.

Também já estão abertas as inscrições para o vestibular da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Façam suas inscrições pelo site http://www.copeve.ufv.br/ até dia 24 de setembro.

Aproveitem! Façam suas inscrições e arregacem as mangas!

Grande abraço.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pedido de isenção da taxa de inscrição da UFSJ


Atenção, 3º ano!! De 1º a 24 de setembro, estará aberto o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2011 da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei).

Fiquem de olho no site: www.vestibular.ufsj.edu.br/vestibular_20111.php

Aproveitem esta oportunidade.
Abraço a todos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Segundo Governo Vargas


Por Ana Caroline Silva Carvalho – 3B

Vargas foi um presidente forte e determinado. Lutou para ajudar o Brasil. Fez muitas coisas boas, mas também fez coisas ruins.

Ele era muito autoritário, de firme opinião própria. É impossível determinar sua posição política, pois ele sempre se mantinha neutro, sem se posicionar. 

Claro que, para ganhar confiança, costumava apoiar alguns grupos de esquerda e também de direita, mas nunca os extremistas. Por isso, por mais outras, seu governo não foi tão bom, pois começaram crises cada vez maiores.

Em seu segundo governo, seu vice-presidente, Café Filho, vendo que tudo já estava perdido, propôs que renunciassem a seus cargos. Como Vargas tinha sua própria opinião, logo não aceitou e continuou. Café Filho não renunciou ao cargo, mas se afastou do governo.

Não conseguindo controlar a situação, Vargas suicida-se e Café Filho é quem assume. Contudo, ele não queria assumir, pois sabia que não daria conta e se afastou novamente do cargo. Assim, assumem respectivamente os presidentes da Câmara e do Senado durante um ano até a nova eleição.

Diga não ao político porcalhão

Olá pessoal. Vamos ajudar a fiscalizar a sujeira espalhada pelos políticos em nossa cidade e país.

Acesse:

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Presente Contínuo


Por Beatriz Cristina Cassemiro Teodoro – 3A

O Presente Contínuo descreve uma ação que está ocorrendo agora ou que está acabando de acontecer. 

Ex: I'm working.

O Presente Contínuo vem com o verbo to be no presente (am, is, are) mais o verbo principal com ING. Veja as regras:

1)    Verbos terminados em E, perdem-no e é acrescentado o ING.

Ex: to write - writing

2)    Naqueles verbos terminados em C-V-C (Consoante - Vogal - Consoante), dobramos a consoante final.

Ex: to get - getting / to run - running

OBS: Para utilizar essa regra, conta-se de trás para frente; se fizer de frente para trás, dá errado.

3)    Nos verbos com duas sílabas e a última sendo tônica com final C-V-C, dobra-se a última consoante.

Ex: to beGIN - beginning / to adMIT - admitting

4)    Nos verbos terminados em IE, substituimos o mesmo por Y e acrescentamos ING.

Ex: to die - dying

Meio ambiente e poluição


Um grande problema existente nas cidades grandes e nas pequenas é a poluição.

Pessoalmente, acho que a culpa de todas as catástrofes que atualmente estão acontecendo é das pessoas que não têm nem um pouco de preocupação ou até mesmo educação; não pensam duas vezes antes de jogar um papel de bala no chão, achando que isso não vai prejudicar. O lixo entope os bueiros causando as enchentes que, por sua vez causarão a perda de móveis e eletrodomésticos e normalmente quem perde são aquelas pessoas que mais precisam.

Sem dúvida a poluição agride o meio ambiente e traz graves conseqüências as pessoas, isso é desnecessário e ridículo. Não há motivos para causar tantos danos assim ao meio ambiente.

Para as pessoas que se preocupam com a natureza é fácil não jogar lixo no chão, pois que quer, encontra um meio; quem não quer, encontra uma desculpa.

Enfim, antes de poluir, é bom pensar bem no que um simples papel pode provocar à sociedade. Poluir é um ato desrespeitoso, inútil e ridículo. Não polua.

Lídia Maria de Oliveira Silva, 3B

Pedofilia


Venho por meio deste artigo instigar os leitores à preocupação de um tema polêmico e sério: a pedofilia.

Todos já ouviram falar e já sabem o que é, portanto, não preciso falar muito sobre definições. Homens que molestam crianças, pelo simples fato de satisfazerem um desejo carnal, são loucos que tiram a infância e a felicidade de muitas crianças. Além disso, muitos abusam dos próprios filhos e filhas.

Sabemos que mães sofrem com ameaças de seus maridos, que são violentos e perigosos, mas tais mães não podem aceitar que seus filhos sejam sujeitos a tais abusos.

Os governos não sabem mais o que fazer, afinal, os presídios estão cheios de pedófilos que, depois de cumprirem sua pena, serão libertados e voltarão às ruas sujeitos a uma recaída e novas crianças serão molestadas nas mãos desses loucos.

Portanto, o governo deveria pensar e, ao invés de gastar milhões com jogos de futebol, construção de estádios, poderia usar esse dinheiro para construir presídios de segurança máxima e prender mais criminosos, para que mães e crianças possam viver com menos medo de saírem na rua ou com medo da própria família.

Dayelle de Oliveira Fernandes, 2A

Eternamente amigos


Já faz um ano que você partiu, deixando para trás uma vida cheia de amizades que até hoje não se conformam com a sua partida.

Quando nós nos conhecemos, você estava sempre sorrindo, feliz com a vida, sem que nada atrapalhasse você a expressar sua amizade por seus amigos inseparáveis, amigos que para o que você precisasse estavam todos do seu lado.

Infelizmente, um acidente lhe tirou a vida, tirou um pedaço de você de dentro dos corações de seus amigos, que não se conformam com o jeito como você partiu, sem pelo menos dizer adeus.

Meu amigo Carlito (Tigolo), espero que você, onde estiver, esteja sempre olhando por nós que o amamos muito. Sempre nos lembraremos de você com seu sorriso no rosto.

Ana Carolina Machado, 3A

Regras da Feira Cultural

Feira Cultural Milces de Queiroz Nogueira Amaral 2010
  • Não trazer bebidas alcoólicas e drogas de qualquer espécie para os trabalhos;
  • Expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas e cigarro de qualquer espécie nos recintos da escola;
  • Os grupos deverão ser formados por pessoas da mesma turma;
  • Os grupos deverão ter no mínimo três integrantes;
  • Os grupos que escolherem algum tema que necessite de música deverão trazer fones de ouvidos para mostrá-la ao público, evitando assim atrapalhar a apresentação dos demais grupos; 
  • Os temas e os grupos deverão ser escolhidos e entregues à comissão de organização até a data estipulada, não sendo aceitas assim mudanças de última hora;
  • Caso o mesmo tema seja escolhido por diferentes grupos, serão sugeridos aos grupos sub-temas, evitando assim trabalhos repetitivos; 
  • Todo o material necessário para a apresentação dos trabalhos (fios, extensões, TV, DVD, etc) é de inteira responsabilidade dos grupos;
  • Todos os trabalhos serão avaliados por jurados (professores da escola) sem horário pré-determinado de 9h às 15h e os estandes deverão ficar montados durante todo o horário da Feira;
  • Caso um jurado se apresente para avaliar o trabalho e não tenha nenhum integrante do grupo para expor sobre o tema, a nota do grupo será automaticamente 0,0 (zero);
  • Os alunos deverão se apresentar com vestuário adequado ao ambiente escolar. Os que desrespeitarem esta regra serão convidados a se retirarem para suas casas no intuito de se adequarem.
  • Todos os espaços utilizados pelo grupo (salas, corredores, pátio e ambientes externos) deverão ser entregues limpos e organizados, sob pena de que o grupo perca 1,0 ponto de organização.
  • São critérios de avaliação dos grupos: criatividade (1,0); conhecimento do tema proposto (1,0); painel, cartazes, fotos e maquetes (1,0); organização (1,0); interação da equipe (1,0).


OBS: O desrespeito recorrente às regras acarretará desclassificação de todo o grupo, ficando todos os integrantes do mesmo com nota 0 (zero). As notas não serão afixadas na parede, mas informadas diretamente aos professores.

Professores Felipe e Paula

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Conhecendo candidatos

Caros alunos, encontrei um site bem interessante para as pessoas que querem conhecer melhor os candidatos da próxima eleição. Pelo que pude ver, as informações sobre os candidatos são baseadas em estatísticas das opiniões dos visitantes do site e  em dados do TSE e da Justiça. Vale a pena conhecer bem os candidatos e seu projetos!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sobre a Gincana

Por Évilyn Caroline da Silva Costa – 1C

No dia 19/04/10 a escola Henrique Diniz, juntamente com seus professores, organizou uma gincana com o intuito de ajudar a escola e proporcionar uma disputa saudável entre os alunos.

Várias provas foram realizadas para testar o conhecimento, a habilidade e a união de cada equipe. Uma competição emocionante do início ao fim, que deixou todos na expectativa para saber qual turma seria a grande vencedora.

E os alunos? O que eles realmente acharam dessa gincana? Será que todos ficaram contentes com o resultado? E as provas, quais eles mais gostaram? Será que os professores gostaram do desempenho das equipes? É o que vamos ver agora! 

“Achei Ótimo. Sinceramente gostei muito do empenho da turma e mais ainda de vocês que ficaram até o final e sustentaram o segundo lugar, mesmo depois da confusão [divisão interna da equipe]. O Rafael tinha razão, foi um segundo lugar muito honrado e realmente ‘valeu a pena’”. – Professor Felipe (apoiador do 1°C). 
“Bem, sinceramente fiquei muito decepcionada com a pequena participação das turmas como um todo. Mas no final deu tudo certo e ver vocês se divertindo no dia do encerramento fez valer a pena todas as dificuldades por que passamos. Sinto-me muito orgulhosa das três turmas (Village People, Nem Ligo e Terceirão) e agradeço muito à Rosa pela ajuda nas provas de arrecadação”.  – Professora Paula (apoiadora do 3°B).  
“Eu achei que apesar de algumas turmas estarem desinteressadas, a gincana foi bem divertida. As equipes que participaram se empenharam muito e fizeram de tudo para vencer e, apesar de ser uma competição, acho  que o objetivo maior era unir os integrantes das equipes, através da comunicação, e essa gincana mostrou que somos capazes de trabalharmos juntos, pois fizemos amigos, conversamos com quem não conversávamos e nos juntamos para fazer desta gincana uma competição agradável e interessante. ‘Valeu a pena’”. – Ramon Luiz Campos (aluno do 1°C).   
“Eu achei que tudo foi bem divertido, tanto as provas quanto a animação do povo. E a maneira de arrecadação do papelão e das latinhas, que ajudou a escola, foi bem criativa. Quanto a minha equipe, todo mundo foi bem fofo, ajudou em tudo”. –Vanessa Almeida (aluna do 3°B). 


Soletrando

Por Lídia Maria de Oliveira Silva – 3B

No dia 30 de junho aconteceu na Escola Estadual Henrique Diniz o primeiro Soletrando, incluído na gincana que aconteceu na mesma.

Tudo começou na sala de aula onde aconteceu uma seletiva entre os grupos que  foram formados, logo após, os representantes de cada grupo competiram entre si, saindo daí o representante de cada sala.

Dessa competição, eu, Lídia, do 3ºB (Village People), saí vitoriosa e muito feliz.

Agradeço muito à professora de Português, Paula, que me incentiva e com quem aprendi tudo que sei sobre a Língua  Portuguesa, nunca havia gostado tanto de português como gosto agora. Obrigada, Paula.

A todos os outros participantes, parabéns e que possam participar dos próximos “Soletrandos” que virão.




Língua Linda


Por Carla Sheyesllen Ribeiro Alves – 3B

O Português, se não me engano, é a oitava língua mais falada no mundo, além de ser uma das mais difíceis também.

A nossa língua é derivada do Latim, mas o Português falado no Brasil é bem diferente do de Portugal. Há palavras no vocabulário que nós usamos aqui que eles não entendem lá e vice-versa.

Além disso, escrever, por exemplo, na forma culta da língua é muito complicado e muitos brasileiros não sabem fazer. 

Portanto, é uma língua muito linda, complexa e marca nossa cultura, pois no Português do Brasil também há a mistura da língua indígena e da africana.

Século XIX: era da ciência


O século XIX foi um marco para a História mundial e para a vida das pessoas, pois nele surgiu a maioria das coisas que consideramos modernas.

Muitos professores, estudiosos e historiadores definem o século XIX como o século do saber, pois nele estudos mais profundos sobre as ciências e as artes começaram a ganhar destaque. Através das pesquisas e estudos, o cotidiano das pessoas melhorou radicalmente.

A invenção da luz elétrica, a utilização do aço industrial, do petróleo e do telefone mudou o mundo, pois, através deles a indústria se modernizou e ganhou mais recursos para mais avanços na tecnologia.

O século XIX também evoluiu ainda mais o pensamento das pessoas, melhorou suas condições de vida e elas puderam ter mais acesso a bens que antes não podiam comprar.

Em todos os momentos a sociedade evoluiu, mas o século XIX marcou realmente o jeito e a forma de vida de todos.


Samara Chêirla dos Santos, 3B

Sorria


Sorria e você verá que a vida ainda vale a pena. Verá que ainda tem uma luz no final do túnel, e que todos esperam ver o brilho do seu olhar.

Sorria mesmo quando a vida te deixar triste e descobrirá que ainda há esperanças para você.

Sorria e viva cada minuto intensamente, faça a diferença.

Sorria e verá que é o seu sorriso que me alegra todas as manhãs, que me ajuda a seguir em frente e que inspira todos os dias.

Sorria e me faça ter certeza que meu dia será bom...

Sorria por favor.

Évilyn Caroline da Silva Costa, 1C

Feira Cultural Milces de Queiroz Nogueira Amaral 2010

Atenção alunos! Será iniciado nesta semana o processo para a inscrição das turmas na Feira Cultural 2010! Formem seus grupos!
As fichas de inscrição já estão disponíveis e todo o regulamento será divulgado em breve.
Professores Felipe e Paula

Arte


Crislaine da Silva Ferreira, 3A

Arte


Brando Weler de Andrade, 1C

Arte


Leonardo Franco Resende, 1B

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Efeito Grupo

Uma das coisas mais importantes na vida de qualquer ser humano é, sem a menor dúvida, a companhia de alguém, pois sem outras pessoas não teremos com quem nos expressarmos e nem teremos nada de interessante que não seja nosso para ouvir.

Atualmente, no entanto, a sociedade em geral prega que determinados grupos devem agir de determinada maneira e as pessoas, para não ficarem "sobrando", acabam aderindo a esse "Efeito Grupo" e acabam perdendo sua originalidade. Por exemplo, não é incomum um grupo de adolescentes gostar de músicas, filmes, esportes em comum, mas muitas vezes quando estão em outro grupo dizem que têm gostos completamente diferentes para não serem "diferentes" dos outros.

Devemos tomar cuidado pra não perdermos nossa originalidade e nos tornarmos pessoas mascaradas que não têm vontade nem opinião própria. Devemos sempre defender aquilo que pensamos, pois só assim saberemos quem nos respeita de verdade.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Feira Cultural 2010

E aí, galera? Como foram as férias? Espero que boas.
Mas como as férias já estão acabando, vamos começar a esquentar para o último semestre.
Comecem a pensar nos grupos e nos temas para a Feira Cultural desse ano. As inscrições vão começar logo logo.

Até breve.
Beijão.