Por Samara Chêirla dos Santos – 3B
Os militares, na época da ditadura militar, investiram em grandes obras no país e isso acarretou muitas dívidas e o descontrole da economia.
O governo Sarney foi um fracasso, pois ele tentou em vão melhorar a economia. Foram lançados os planos Cruzado, Bresser e Cruzado Novo, congelaram-se os preços e tentou-se reajustar os salários. Tudo isso não adiantou nada e a inflação aumentou.
Os governos Collor e Itamar Franco não resolveram o problema da economia, mas o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, teve uma grande ideia e lançou o Plano Real. Com esse feito, ele ganhou grande apoio e candidatou-se à presidência em 1994.
Fernando Henrique assumiu com uma situação favorável. Para manter tudo em ordem, ele cortou gastos, vendeu algumas empresas, como a Vale do Rio Doce, e também cortou um pouco da verba destinada à educação e saúde. FHC se esqueceu de que só estabilidade econômica não basta; é preciso também investir nos direitos básicos do povo. Ele se candidatou novamente em 1998 e foi eleito outra vez, só que a situação já não era a mesma e a crise aumentou.
Hoje, a economia está controlada e o Brasil está se saindo bem em meio à crise.
Realmente a economia do Brasil sempre foi meio turbulenta e atualmente parece estar um pouco mais estabilizada, no entanto ainda há muito que deve ser feito neste país pois, enquanto tem possibilidades de tornar-se um potência global, o Brasil ainda possui uma das piores distribuições de renda do mundo!
ResponderExcluir