"Quinto encontro": como todos já sabem, nos reunimos para colocar em prática o PEAS e nesse encontro não foi diferente. Como os patrocinadores responsáveis pelo PEAS já sabem as carreiras que os alunos querem seguir, foi feito o encontro da seguinte forma:
Primeiro, cada um dos alunos recebeu uma folha em que teriam de escrever como acham que seria a rotina, o salário quando conseguissem exercer sua profissão, etc. Após isso, os professores deixaram em uma mesa papéis que falavam sobre vários assuntos de interesse para os alunos e cada aluno pegou o que falava sobre sua área. Em cada profissão havia escrito como se faz para conseguir entrar, explica como é lá dentro, ou seja, a rotina e fala do salário inicial; enfim, falava da carreira, do mercado e do curso.
Após cada um ter lido o seu, todos tiveram de responder algumas questões que se baseavam em se o que lemos nos deu mais informações, se nos fez ficar em dúvida, se mudamos de idéia, etc. E cada um apresentou aos demais o que se passou em sua mente, respondendo as questões de forma objetiva e muitas das vezes despertando interesses nos outros alunos. Alguns alunos quase desistiram da profissão que escolheram, foram supreendidos por algumas coisas, outros, por já saberem de muitas informações antes do encontro, continuaram determinados em seguir em frente, o que aconteceu foi só uma confirmação das informações que tinham. Para aqueles que ficaram em dúvida, terão vários encontros para ajudá-los a decidir.
Joseane Priscila de Sousa, 3A – PEAS
Hoje foi a reunião que teve mais professores. Foram o Felipe, o Maicon, a Lúcia, a Patrícia e a Paula. Nós tivemos que pegar um papel em que tivesse escrito a profissão com que nos identificávamos.
Depois, tivemos de responder seis perguntas sobre a profissão que nós escolhemos e falar sobre as respostas que colocamos. Todo mundo que estava na reunião falou sobre facilidades e dificuldades da carreira, inclusive os professores deram sua opinião sobre quando eles decidiram o que fazer.
Depois todos os alunos que continuaram na reunião fizeram perguntas para a professora Patrícia de matemática: o que ela acha da escola e o que ela acha dos alunos, etc. Foi assim que acabou a reunião do PEAS no dia primeiro de abril de 2009, o dia da mentira.
Gustavo Silva de Andrade, 3A– PEAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário