Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Movimento ondulatório

terça-feira, 10 de março de 2009

Movimento ondulatório


Frequentemente ouvimos falar que existem dois tipos de ondas, as ondas mecânicas (que se propagam em um meio material) e as ondas eletromagnéticas (que também se propagam no vácuo). As ondas mecânicas são geradas por corpos materiais em oscilação, mas o que provoca uma onda eletromagnética?

Durante um longo período de estudo, diversos cientistas têm constatado que duas forças predominam nas cargas elétricas: a força elétrica e a força eletromagnética, que são provocadas respectivamente por um campo elétrico e um campo magnético. A força elétrica pode atuar tanto em cargas móveis quanto em cargas em repouso, ao passo que a força magnética atua somente em cargas móveis.

O grande físico escocês Maxwell descobriu um “campo magnético variável” no espaço em torno deles e que este campo magnético cria um “campo elétrico variável” no espaço em torno dos elétrons. Esses campos elétricos e magnéticos propagam-se no espaço com todas as propriedades de um movimento ondulatório, eis o que os cientistas convencionaram chamar de “ondas eletromagnéticas”.

Baseando-se em seus estudos, Maxwell deduziu complicadas equações que lhe permitiram medir a velocidade de uma onda eletromagnética, encontrando o valor de 3.10⁵ Km/s, ou seja, a velocidade da luz. Esse resultado provou a teoria corpuscular de Newton. As ondas eletromagnéticas são muito utilizadas atualmente, desde a tecnologia (TV, rádio, etc.) até a culinária (microondas, etc.).


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B

Nenhum comentário:

Postar um comentário